Saaep busca novas tecnologias para investir no tratamento de água em Parauapebas

publicado: 08/02/2022 14h48
Visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) em Altamira, no Pará.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) está em busca de modelos bem-sucedidos e novas tecnologias para investir na melhoria do abastecimento no município. Dessa forma, uma equipe técnica da autarquia visitou na última semana a Estação de Tratamento de Água (ETA), em Altamira, para reconhecimento do sistema atuante naquela região.

De acordo com o engenheiro civil do Saaep, Lucas Sousa, a Estação de Tratamento de Altamira foi construída em sistema modular e conta com alto grau de eficiência para a região por não ocupar muito espaço para sua instalação. A estrutura é gerenciada pela empresa Hidroambiental, que tem a concessão de operação.

“Os tanques foram construídos em aço inox e a tubulação em PEAD garantindo a durabilidade por ser área com alta taxa de minério. O sistema garante economicidade e eficiência na dosagem de produtos químicos automatizados e a produção de cloro, também contempla um rigoroso controle de qualidade e o reaproveitamento e secagem do lodo gerado durante o processo de tratamento”, explicou Lucas.

Para o diretor de planejamento, João Areia, o modelo pode reduzir as despesas com aquisição de produtos químicos. “Um benefício bem atraente neste tipo de modelo, é que o sistema de geração de cloro deve gerar uma redução de custos de cerca de 1 milhão de reais por ano”, reforçou o diretor.

A expansão do sistema de tratamento de água faz parte do planejamento do Saaep. “Neste momento estamos em busca de um sistema que realmente seja vantajoso para nosso município. A visita técnica realizada tem esse intuito, de avaliar os modelos que queremos trazer para Parauapebas”, disse o diretor-executivo, Elson Cardoso.

Texto e fotos: Saaep

Assessoria de Comunicação/PMP