As ações do Saaep marcam o fim do carro-pipa na região e garantem segurança hídrica no período de estiagem.




Mais de 10 mil famílias dos bairros Jardim Tropical e Jardim Ipiranga agora contam com água na torneira de forma contínua e regular. Antes das melhorias, mais de 25% da população dependia de caminhões-pipa para receber água. Entre janeiro e julho deste ano, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) realizou uma série de obras e modernizações que aumentou em 70% a capacidade de fornecimento, eliminando de vez essa necessidade e garantindo segurança hídrica durante o período de estiagem.
O sistema que abastece os dois bairros foi totalmente reforçado: seis poços artesianos, três reservatórios, uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e o apoio da adutora do Reservatório Betânia agora trabalham de forma integrada. Com isso, além do Tropical e do Ipiranga, também recebem melhorias os moradores do Jardim Ypê e do Vale do Sol.
A produção da ETA Tropical cresceu 43%, passando de 2,55 milhões para 3,66 milhões de litros por dia. Novos poços foram ativados e reativados, somando 360 mil litros/dia a mais. A adutora do Betânia também foi modernizada e hoje garante reforço de até 960 mil litros em 8 horas, podendo operar 24 horas em emergências.
As ações de melhorias incluíram ainda 1 quilômetro de novas redes de distribuição, manutenção preventiva de reservatórios, modernização de bombas e tubulações e até a construção de uma ponte estrutural sobre o igarapé Ilha do Coco para proteger a tubulação durante as cheias.
Desde abril, toda a região passou a ser abastecida exclusivamente pela rede, com regularidade e segurança.
“Foi o conjunto de melhorias, ativações, ajustes operacionais e o empenho da equipe que tornou esse resultado possível”, destacou Wadson Alencar, diretor de operações do Saaep.
Texto e fotos: Comunicação Saaep
Assessoria de Comunicação/PMP 2025