Representantes do governo municipal se reúnem com batedores de açaí de Parauapebas para elaboração de plano estratégico

publicado: 11/11/2022 13h22

A gestão municipal pretende elaborar plano estratégico de regularização sanitária dos profissionais e estabelecimentos que sobrevivem do processamento e comercialização do açaí .

A Prefeitura de Parauapebas está em fase de regularização dos profissionais que trabalham como batedores de açaí no município e para isso iniciou a primeira roda de conversa com os representantes da categoria.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que conta com o apoio das demais secretarias municipais entre elas: Secretaria de Produção Rural (Sempror), Secretaria de Desenvolvimento (Seden), Secretaria de Saúde (Semsa), por meio da Vigilância Sanitária, além da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Corpo de Bombeiros Militar do Pará. Todos estes órgãos estão empenhados em orientar os profissionais que utilizam desta atividade, os cuidados de exploração do fruto, a manipulação do açaí processado para ser colocado à venda em Parauapebas e necessidade da regularização que autoriza a venda do produto no comércio local em caso de uma auditoria ou fiscalização nos estabelecimentos que compram esse produto dos batedores.

Durante esta semana representantes do governo municipal e da Associação de Batedores de Açaí de Parauapebas (Abapi) se reuniram no auditório da Sempror para a primeira roda de conversa que trata sobre a implantação do plano estratégico de como providenciar o cadastramento que regulariza os estabelecimentos e os trabalhadores, capacitá-los e mapear as áreas permitidas de colheita dentro da Floresta Nacional de Carajás (Flona), já que o clico do fruto acontece apenas uma vez ao ano.

“O objetivo da reunião é estabelecer um protocolo de regularização desses processadores de açaí aqui no município, afim de estabelecer um procedimento e favorecer a regularização desses batedores. A Associação dos Batedores está presente nessa reunião para discutir metodologias e procedimentos que favoreçam a regularização desses empreendimentos”, detalhou o analista Ambiental da Semma,  Isley Ferreira .

Segundo dados da Semma existem cerca de 90 batedores de açaí em Parauapebas, mas apenas 13 são regulamentados e autorizados a comercializarem o fruto dentro dos padrões sanitários. O objetivo agora é convocar os demais para que se atentem à necessidade de terem a documentação regularizada de seus estabelecimentos.

A gente está vendo que o governo está dando atenção para essa categoria. Hoje a Associação dos Batedores de Açaí de Parauapebas, a Abapi, tem noventa estabelecimentos filiados e muitos deles ainda não estão formalizados é aonde essa reunião vem de encontro a esse pensamento, que boa parte deles querem se formalizar ser assistido pelo governo para que até potencialize as suas vendas”, afirmou o presidente da Abapi, Webert Santana.

Manoel Corrêa Barroso trabalha como feirante na Feira do Produtor e está otimista com a estratégia do governo que deve garantir maior liberdade para comercialização do açaí em Parauapebas, e assim evitar punições no caso de uma fiscalização. “Hoje eu me sinto muito grato, por essa oportunidade que a gente tem pra colocar nossa posição com relação ao comércio que nós trabalhamos” pontou.

Uma nova reunião deve ser marcada pela Semma nos próximos dias para serem discutidas outras pautas referente ao assunto. Os batedores de açaí que desejarem fazer parte do processo de regularização podem procurar a Semma na Rua Juruna, quadra Especial – Bairro: Parque dos Carajás ou mais informações pelos telefones: (094) 3346-3987 (094) / 3346-1456 de segunda a sexta-feira das 08h às 14h.

Texto Cleidi Rodrigues/ Ascom-PMP

Fotos: Elienai Araújo/ Ascom-PMP