Rede Municipal está com matrículas abertas

publicado: 11/01/2023 09h38

A renovação das matrículas dos alunos da rede municipal de ensino de Parauapebas começaram dia 9 e seguem até esta quarta-feira, 11. Os pais ou responsáveis que tinham filhos matriculados em 2022 e querem garantir a permanência deles na mesma unidade educacional devem procurar a escola para efetivarem as matrículas neste período.

Nas creches (crianças de 1 a 3 anos), as inscrições ocorrem até o dia 13 de janeiro, sendo que a triagem e seleção dos alunos que atendem aos critérios será realizada no período de 16 a 20, e confirmação das matrículas dos aptos nos dias 23 e 24.

Já a matrícula para alunos novatos inicia hoje, 11 de janeiro, e segue até o dia 13 para os alunos da educação infantil e até o dia 18 para o ensino fundamental e EJA.

Segundo o calendário escolar, as aulas de todos os alunos da rede municipal terão início dia 27 de janeiro de 2023.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA DOS ALUNOS NOVATOS:

Para a matrícula são necessárias as cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou carteira de identidade, CPF, carteira de vacinação (para alunos da educação infantil), comprovante residência, 2 fotos 3×4, cartão do SUS e cartão do Bolsa Família (caso seja beneficiário). Quando o aluno é oriundo de outra unidade educacional, no ato da matrícula, é necessário apresentar também o histórico escolar ou a ressalva de transferência emitida pela escola de origem.

MATRÍCULAS NAS CRECHES
De acordo com o decreto municipal de número 2305/2017, as matrículas de crianças nas unidades de educação infantil, na modalidade creche, serão realizadas de acordo com critérios específicos, objetivando priorizar as famílias de baixa renda. Por isso, ocorrerão em três etapas: inscrição, seleção (realizada por uma comissão) e confirmação de matrícula.

Para a inscrição, os pais ou responsáveis deverão comparecer a escola munidos de originais e cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou carteira de identidade da criança; comprovante de residência em nome dos pais ou do responsável legal do aluno; carteira de Identidade, CPF e carteira de trabalho do pai, mãe ou responsável; número de inscrição no Cadastro Único e comprovante de renda de todos os membros da família.

Para fins de seleção e matrícula serão considerados os seguintes critérios: número de inscrição do Cadastro Único (renda total da família constituída); condição de moradia da criança; contexto familiar; ausência dos pais ou responsáveis legais, e demais adultos com famílias constituídas, por necessidade de atividade remunerada; idade da criança e a data que realizou a inscrição.

Para análise dos documentos será formada uma comissão composta pelos seguintes membros: um assistente social da Semed; dois representantes do setor de Educação Infantil da Semed e um representante do Conselho Municipal de Educação (Comepa).

Após a análise do relatório formalizado pela comissão, as unidades educacionais informarão aos responsáveis sobre as inscrições deferidas e indeferidas.

Todas as informações sobre as matrículas poderão ser obtidas nas unidades escolares. As instituições estão atendendo ao público de segunda a sexta-feira, de acordo com o cronograma de horários estipulado por cada unidade educacional.

Texto: Sandra Bispo

Imagens: Assessoria de Comunicação/ PMP