Rede municipal de ensino de Parauapebas recebe Projeto Trilhos da Alfabetização

publicado: 14/04/2023 18h35

“Uma nova ferramenta que promete dar ainda mais eficiência ao processo de alfabetização dos alunos da rede municipal”. Foi assim definido, por Regina Leite, a chegada do novo projeto voltado para a alfabetização dos estudantes. Ainda segundo Regina, que é técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e coordenadora do Projeto Trilhos da Alfabetização em Parauapebas, a alfabetização dos alunos da rede municipal deve alcançar um novo patamar nos próximos anos.

Iniciativa da Fundação Vale em parceria com a prefeitura, por meio da Semed e Fundação Getúlio Vargas (FGV), o projeto Trilhos da Alfabetização tem como foco apoiar as escolas e professores (do 1° ao 3° ano do ensino fundamental) no processo de alfabetização, por meio de formações continuadas, bem como produção de materiais didáticos de apoio e suporte aos professores e alunos, favorecendo assim, o processo de alfabetização no percurso de 2023 a 2026.

Na manhã dessa quinta-feira, 13, cerca de 40 gestores escolares, além de técnicos pedagógicos dos ciclos iniciais do campo e urbano, participaram do primeiro encontro formativo do projeto, realizado no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup). E hoje, 14, coordenadores e professores do 1º ciclo participaram das formações, na Escola Cecília Meirelles.

Em 2023, o projeto atenderá 30 escolas do ensino fundamental do município, contemplando 260 professores alfabetizadores (1º ao 3º ano), 30 gestores, 14 técnicos dos ciclos iniciais, 57 coordenadores e aproximadamente 11.132 alunos.

Para Cláudia Lopes, analista da Fundação Vale e responsável pelo acompanhamento do projeto, contribuir com a melhoria da aprendizagem é fundamental. “Em Parauapebas e em outros sete municípios do Sudeste do Pará, atuamos de forma integrada, trazendo também projetos para o enfrentamento à exclusão escolar e o fortalecimento da saúde e da rede de assistência social”, destaca.

Com base nos dados consolidados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apesar do crescimento populacional acelerado no município, Parauapebas reduziu o índice de analfabetismo ao menor número da história (2,08%), tornando-o um dos melhores do Pará e o melhor da região Sudeste do estado no quesito.

Para o secretário municipal de Educação, José Leal Nunes, esse resultado deve-se diretamente aos investimentos e ao empenho da Semed e dos educadores em alfabetizar os estudantes. Leal diz, ainda: “parcerias como esta são ferramentas importantíssimas, que têm contribuído para alcançarmos resultados cada vez melhores no processo educativo, e que o Projeto Trilhos da Alfabetização chega para os alunos e toda comunidade escolar envolvida como um grande passo na busca da erradicação no analfabetismo em Parauapebas”.

Texto: Natália Brito/Semed

Fotos: Thamires Tayná/Semed