Quebra Baque celebra 20 anos e traz para Parauapebas o projeto: Pelos Trilhos da Vale

publicado: 12/04/2024 21h19

São duas décadas levando alegria entre ritmos e cores da Cultura Maracatu, resgata, valoriza e troca vivências musicais por onde passa

O encontro realizado no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), contou com 50 participantes.  Voltado para preservar, promover e difundir a cultura afro-brasileira, em especial a cultura do Maracatu, tradição popular originária de Pernambuco, o Quebra Baque completa 20 anos e lança a turnê, pelos Trilhos da Vale onde engloba atividades como oficinas de percussão, dança e canto, além de apresentações artísticas e eventos que celebram a riqueza dessa manifestação cultural.

“É incrível participar desta oficina, recentemente me descobrira musicista e cada conhecimento adquirido só engrandece a nossa profissão. Já confeccionei o meu instrumento, agora é só colocar em prática o que aprendi hoje”, destaca Karine de Carvalho, fitoterapeuta.

Maria dos Santos, que está de passeio em Parauapebas e trabalha com a reciclagem, viu no projeto a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre a cultura do Maracatu e mostrar aos amigos da reciclagem que se pode construir instrumentos musicais com objetos descartados.

“É um privilégio eu aprender e levar para a minha cidade a forma de transformar o produto da reciclagem em instrumentos de percussão”, declara Santos.

A primeira apresentação cultural da turnê pelos Trilho da Vale aconteceu  em São Luis do Maranhão, passando por Parauapebas e Marabá.

O grupo está sob a coordenação de Tarcísio Resende, músico, pesquisador e educador social.

“É uma mistura de ritmos que encanta por onde passamos. Levamos nesta turnê a troca de saberes na confecção dos instrumentos de percussão, promovendo a inclusão social e o empoderamento por meio da arte e da música”, destacou Resende.

O grupo que se apresenta no município, conta  10 percussionistas auxiliando no desenvolver do projeto e  tem o apoio da Lei de Incentivo a Cultura, Instituto Cultural Vale, Ministério da Cultura e Governo Federal, União e Reconstrução.

Texto e fotos: Ana Freitas

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Parauapebas