QualifiCampo chega à segunda edição com capacitação profissional para 500 jovens da zona rural

publicado: 24/08/2022 15h12

A aula inaugural da segunda turma ocorreu nessa terça-feira, 23, na Vila Sanção, para jovens de 15 a 29 anos, que moram em cinco comunidades rurais do município

A primeira turma do QualifiCampo foi um sucesso e agora é a vez de 500 jovens, com idade entre 15 e 29 anos, filhos de agricultores ou moradores do campo, serem contemplados com capacitação profissional na segunda edição do programa.

“Estou feliz por isso! É uma oportunidade extraordinária! Isso dá resultados bons, qualidade de vida; melhora a vida das pessoas, melhora a autoestima, melhora tudo,” destaca o prefeito Darci Lermen.

Uma iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Juventude (Sejuv), o QualifiCampo visa capacitar jovens da zona rural do município e, para isso, dispõe de cinco polos: Palmares Sul, Palmares II, Cedere, e as vilas Paulo Fonteles e Sanção.

“Nós, que participamos dessa vila, aqui, não temos tanta acessibilidade quanto as outras pessoas que moram no centro da cidade. E está sendo muito útil, justamente por causa disso. Aí nos ajuda muito no mercado de trabalho. E a minha expectativa é que eu consiga melhorar cada vez mais”, comemora o aluno da Palmares Sul, Carlos Gabriel Alves.

São 10 cursos oferecidos pelo programa, com aulas teóricas e práticas, durante cinco meses: Fruticultura, Zootecnia Geral, Avicultura, Bovinocultura de Leite, Ovinocultura e Caprinocultura, Manejo Integrado de Pragas, Apicultura e Meliponicultura, Educação Ambiental, Logística e Finanças Pessoais.

Para o titular da Sejuv, o QualifiCampo está com muitas novidades. “A ideia e a expectativa é que todos esses alunos recebam o preparo por meio desse grande e importante projeto para a juventude camponesa da nossa cidade, que também é contemplada pela prefeitura”, ressalta o secretário.

A solenidade da aula inaugural da capacitação, que desta vez ocorreu na Vila Sanção, contou com a presença de servidores, jovens de comunidades próximas, secretários municipais, do prefeito Darci Lermen e o vereador Leandro do Chiquito.

Texto: Sara Dias

Fotos: Elienai Araújo