A Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden) vem realizando ações que visam impulsionar ainda mais o mercado de trabalho de Parauapebas, onde muitos empregos ficam com vagas abertas por semanas e até meses por falta de mão de obra qualificada principalmente nas áreas de mineração e construção civil.
A partir das vagas ofertadas pelo Sine e do perfil dos trabalhadores que recorrem ao Serviço, a Coordenadoria Especial de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter) passou a identificar a alta demanda por profissões específicas. E decidiu ir além da oferta de emprego para também capacitar mão de obra conforme demanda dos empregadores de Parauapebas.
O resultado disso: nesta quinta-feira, 13, a Seden certificou três turmas, no total de 75 trabalhadores, nos cursos de sinaleiro rigger, soldador (eletrodo revestido) e operador de empilhadeira. Foram 60 horas de muito aprendizado prático e teórico, abrindo as portas para quem planeja melhorar de vida ou quer entrar no mercado de trabalho.
É o caso do agora soldador Alexandre Costa, um dos alunos qualificados pela Seden. “Estou ingressando no mercado de trabalho e, pra mim, é um sentimento de orgulho. Pra mim e para as outras pessoas que não têm condição financeira de pagar um curso. Hoje eu me tornei um profissional, e por conta desse curso consegui meu primeiro emprego”, comemorou ele.
Os cursos foram escolhidos pela Seden com base na necessidade dos empregadores da região, conforme explicou o diretor de Qualificação da Ceter, José Domingos. “A partir desse momento, a gente tem alunos capacitados, preparados para o mercado de trabalho”, frisou ele.
O secretário municipal de Desenvolvimento, João Fontana, é taxativo ao afirmar que dar oportunidades às pessoas de todas as classes e gêneros é o grande diferencial do trabalho realizado pela Seden. “O Sine atende a todos sem distinção, e os projetos são pensados para diminuir as dificuldades do dia a dia. Prova disso é o Projeto Desenvolve 2030: Qualifica, capacita, nossa gente, que visa preencher as lacunas no mercado de trabalho”, disse ele.
Está interessado nos cursos?
As próximas turmas devem ser abertas em breve. Para maiores esclarecimentos, os interessados devem se dirigir ao Sine/Ceter das 8 às 14 horas. Quem já deseja se inscrever precisa apresentar os documentos pessoais.
Outra ação abrangente do Sine é a disponibilização de espaço para que empregadores façam treinamentos. A iniciativa favorece principalmente a contratação por empresas que não são sediadas em Parauapebas.
“Oferecemos hoje, uma ampla infraestrutura para que as empresas possam promover treinamentos para o público de trabalhadores de diversas áreas de atuação, com todo o conforto”, informou o coordenador do Sine, Edimar Rodrigues.
Texto: Nívea Lima – Ascom/PMP
Revisão: Hanny Amoras – Ascom/PMP
Foto: Piedade Ferreira – Ascom/PMP