Moradores dos bairros Tropical, Vale do Sol, Ipiranga e do Residencial Ipê serão diretamente beneficiados
“Aqui era muito feio. Também era perigoso pra gente passar, porque o mato alto dava medo. No inverno, com a lama e os alagamentos, era pior ainda”. Esse é o depoimento de Antônio Souza de 74 anos, morador do bairro Tropical, ao observar as obras que a gestão municipal realiza na região entre os bairros Tropical e Vele do Sol.
Executadas pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), as obras contemplam parque linear com área de convivência, sistema viário, ciclovia, academias ao ar livre e ponte com estrutura nova, localizada na Avenida Dubai.
“Nessa fase de obras, estamos com uma ponte nova que foi feita em substituição à galeria existente. A nova estrutura é feita em concreto armado e possui 20 metros de extensão por 15 metros de largura”, disse Cairo Prudente, engenheiro civil e de segurança do trabalho do Prosap, informando que a nova estrutura possibilita a trafegabilidade em mão dupla e é mais alta que a estrutura anterior, com o objetivo de evitar os alagamentos, antes corriqueiros na região.
Cairo também informa que o Prosap dá continuidade às obras do Sistema Viário, nas margens do Igarapé Lajeado, nos bairros Vale do Sol, Tropical e Ipiranga, “o nosso intuito é ofertar uma maior segurança para quem trafega pela região e construir áreas de lazer e convivência para a comunidade”.
Obras
Para conter as frequentes inundações ocorridas no período chuvoso, o Prosap realizou sistema de macrodrenagem dentro do canal do Igarapé Lajeado, além de aumentar a altura da antiga estrutura da ponte no local. A nova ponte também conta com sistema de iluminação com lâmpadas de led, espaço para pedestres e ciclistas e sinalização adequada.
Já as áreas de conivência, construídas para garantir a socialização dos moradores, estão sendo gramadas e recebendo calçamento, ciclovias e bancos adequados.
Ainda de acordo com o engenheiro civil, as obras fazem parte da primeira etapa de obras do Projeto de Recuperação e Revitalização do Igarapé Lajeado, onde o Prosap também irá executar intervenções de saneamento, rede de água e esgoto e obras de iluminação.
Social
De acordo com o relações comunitárias do Prosap, Moacir Patrício, a equipe social também está presente na área das obras dessa região desde o início das execuções. “A grande preocupação do Social é com as pessoas. Nós cuidamos para que as pessoas possam conviver com a obra”, falou destacando que o grande papel da equipe social é ouvir a comunidade para diminuir os possíveis transtornos, comuns com as execuções.
Texto: Nara Moura
Fotos: Arquivo Prosap e Adahilton Araújo