Prosap avança com obra e Parque dos Minérios já tem 50% de toda infraestrutura executada

publicado: 18/04/2024 10h34

Obra faz parte da segunda etapa do Projeto Lajeado, que é realizado 100% com recursos próprios

Superando a área do Parque dos Ipês com seus 28 mil metros quadrados e a do Complexo Turístico com 150 mil metros quadrados, a obra do Parque dos Minérios é ainda mais gigantesca e desafiadora: são cerca de 200 mil metros quadrados de área total, onde a gestão municipal, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) executa diversos espaços de lazer, esporte e contemplação no bairro Minérios.

“Essa é mais uma grandiosa obra que estamos executando e que, certamente, vai contribuir com a qualidade de vida da nossa população, assim como ocorreu quando entregamos o Parque dos Ipês e o Complexo Turístico. Mas para além da parte de infraestrutura urbana e paisagismo, o Projeto Lajeado, do qual o Parque dos Minérios faz parte, também contempla obras de saneamento básico, por isso, trabalhamos também com a construção de sistemas de micro e macrodrenagem e esgotamento sanitário ao longo do canal do igarapé; tudo isso vai colaborar com a saúde das pessoas e com a diminuição dos alagamentos históricos na região, o que já pode ser observado nas imediações da obra”, explica Cleverland Carvalho, coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios da Prefeitura de Parauapebas, à frente também do programa de saneamento.

Obra

Parte da segunda etapa do Projeto de Recuperação e Revitalização do Igarapé Lajeado, o Parque dos Minérios vai promover mais integração social, lazer, esportes e muita diversão para a população de Parauapebas. Além da primeira quadra pública de tênis da cidade, o espaço também terá um mirante com praça de alimentação contendo oito quiosques e dois banheiros vestiários; quiosques de apoio, com almoxarifado, sala de vigilância e banheiros; dois parques infantis; duas quadras cobertas, quatro quadras de areia e um campo de futebol gramado; pista interna e externa de caminhada e ciclovias com mais de três quilômetros; áreas de academia ao ar livre; uma passarela elevada de 30 metros, para interligar a área de esportes à área de alimentação e, ainda, um túnel subterrâneo de 25 metros, para integrar um lado ao outro do parque.

“Hoje, nós podemos afirmar, em um contexto geral, que estamos próximos de 50% das obras, já que a parte de infraestrutura está praticamente concluída”, diz Cairo Prudente, engenheiro civil do Prosap. Segundo ele, a área de esportes da obra está 70% concluída. “Agora vamos dar início à parte de iluminação interna em todas as áreas e também de paisagismo do local”, informa Cairo.

Via de segurança

Para uma maior segurança das pessoas que precisam transitar entre a Unidade Básica de Saúde (UBS) e a Escola Fernando Pessoa, o programa de saneamento está finalizando uma via com 150 metros de extensão.

“Desde o início da nossa obra, identificamos uma dificuldade enorme de passagem das crianças e adolescentes da Escola Fernando Pessoa, seus familiares e a própria população do entorno. Foi, a partir do diálogo com a comunidade, que identificamos o quanto uma via seria a solução mais adequada para uma passagem segura, mesmo com a execução da obra”, diz Moacir Patrício, do setor de Relações Comunitárias do Prosap.

Acessibilidade

Assim como nas demais obras do Prosap, o Parque dos Minérios também vai contar com espaços acessíveis para pessoas com deficiência (PCD). “Estamos fazendo todas as rampas de acessibilidade para garantir mais inclusão nos diversos ambientes da obra”, fala Cairo Prudente, informando que a ideia é que o parque seja concluído até dezembro de 2024.

Texto: Nara Moura

Fotos: Orion Lima e Lucas Rezende