Projeto Turismo Vai à Escola trabalha a importância do setor para alunos da rede municipal

publicado: 31/08/2022 11h29

O objetivo é que toda comunidade escolar conheça e divulgue os atrativos turísticos do município

Como parte das ações desenvolvidas para divulgar as atrativos naturais e todo o potencial turístico de  Parauapebas, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) leva para as escolas municipais, o projeto Turismo Vai à Escola.

As ações iniciaram em agosto deste ano e 13 escolas já foram visitadas. Nos encontros com os estudantes, a equipe da coordenação de qualificação apresenta as rotas e seus atrativos turísticos, assim como os motivos que o município vem trabalhando no segmento do turismo como aposta de uma nova matriz econômica.

Na escola municipal Milton Martins, os estudantes do 8º ano acompanharam as apresentações e aprovaram o projeto.  “Parauapebas está tentando focar no longo prazo, no futuro, para que o turismo seja uma alternativa; isso vai fazer que a gente não fique tão atrelado ao minério, comenta Caroline Mendonça, 13 anos.

A estudante também conta o que aprendeu durante as apresentações. “Eu vi que aqui não só tem banhos lindos e bons, também tem muitas áreas com muitos animais, muitas plantas. Aprendi que nós temos uma flor específica da região, que não tem em nenhum outro lugar do Brasil; que só tem aqui devido ao solo que é rico em ferro, que é a flor de carajás”, declara a estudante.

Assim como Caroline, o aluno César Henrique estava atento às explicações e comenta que não conhecia as rotas turísticas.  “Não sabia nada das rotas. Aprendi que na rota das águas tem muitas piscinas e cachoeiras. Também fiquei interessado de conhecer a rota dos indígenas”, diz o estudante.

As apresentações são realizadas nos períodos matutino e vespertino. Segundo o secretário de Turismo, Rodrigo Mota, o projeto busca levar informações e envolver a comunidade escolar na divulgação das belezas e atrativos do município.

“Essa é uma forma de massificar, porque o aluno é um multiplicador. Então nós estamos mostrando as rotas para que conheçam o que temos aqui na cidade e levar para seus pais, amigos, familiares, e assim eles possam divulgar a nossa cidade”, explica o gestor, anunciando, ainda, que o projeto segue até o fim deste ano.

“Posteriormente vamos fazer a palestra também para os professores e os diretores, para que toda a comunidade escolar seja atendida e conheça o projeto Turismo Vai à Escola”, acrescenta.

Texto: Liliane Diniz

Fotos: Renato Resende