Projeto “Trilha de Profissões” orienta jovens a escolher carreira profissional

publicado: 29/09/2022 11h45

Evento ocorre até 30 de setembro, no horário das 8h às 17h, no CDC.

O que é ser um engenheiro civil? Onde o profissional da Biomedicina atua? Será que é muito caro estudar Odontologia?  As respostas dessas perguntas e outras dúvidas sobre diversas profissões promissoras você vai encontrar no projeto Trilha de Profissões que iniciou nesta quarta-feira, 28, no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC).

O projeto da Secretaria de Municipal da Juventude (Sejuv) orienta os estudantes das escolas públicas e particulares a identificarem o curso que mais se encaixa com o seu perfil para o tão sonhado acesso à universidade e ao mercado de trabalho.

“Trilha de Profissões é uma grande feira aonde o jovem da nossa cidade tem a oportunidade de tirar todas as dúvidas com profissionais da área, daquela área da qual ele quer trilhar o seu caminho. A nossa cidade ela é uma cidade que gera muitas oportunidades, inclusive nesse campo universitário”, explicou o gestor da Sejuv, Yuri Sobieski.

A feira conta com testes vocacionais, palestras sobre como ingressar na vida acadêmica por meio dos programas federais e muito diálogo com profissionais atuantes.  Muitos estudantes visitaram o local no primeiro dia do evento.

Pedro Vinicius Souza, aluno 9º ano da Escola Cecilia Meireles participou da feira e comentou sobre o que está sendo apresentado pelos profissionais e da importância da atividade.

“É importante para os jovens esse tipo de evento porque esclarece muitas dúvidas do que é a profissão em si. Pois tem várias coisas dentro dela que podem fazer com que o aluno se interesse, e assim, busque melhor a sua escolha pro futuro”, destacou o estudante.

“Eu quero ser veterinária. Consegui tirar várias dúvidas que eu tinha sobre a profissão, eu tenho essa vontade desde pequena, e também quero fazer administração porque futuramente eu quero abrir minha própria veterinária e também saber administrar”, contou a Graziele Gomes, estudante do 9º ano.

Quem também prestigiou o evento foi o prefeito Darci Lermen, que ressaltou as conquistas das políticas públicas destinadas aos jovens.

“É uma política pública muito importante para os jovens, um programa que vai ajudar, clarear, mostrar o caminho para que eles possam fazer opções corretas na vida e serem felizes aqui na nossa cidade”, concluiu o prefeito.

São muitos os caminhos! Escolha a opção certa, vem participar do Trilha de Profissões, no horário das 8h às 17h, no CDC até sexta-feira, 30.

Texto: Liliane Diniz

Fotos: Orion Lima