Projeto Gemas e Joias capacita alunos para lapidação no Garimpo das Pedras

publicado: 16/11/2021 11h22

O curso é realizado pela Seden com aulas práticas e teóricas para a extração de pedras preciosas da região

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Seden), iniciou na manhã deste sábado, 13, a segunda turma do Projeto Gemas e Joias, que vai certificar novos lapidadores na comunidade Garimpo das Pedras, zona rural da cidade.

O objetivo do curso visa o desenvolvimento sustentável e econômico da região, onde os alunos vão aprender em aulas práticas e teóricas, a lapidar as pedras preciosas, tendo todo um equipamento adequado para modelar o material bruto, deixando as pedras mais lisas e brilhosas, dando uma forma diferente, gerando renda e possivelmente deixando um legado pelo trabalho que será realizado na comunidade.

“O projeto pode mudar a minha vida e com essa especialidade posso muito bem criar uma certa profissão, agregando nas atividades que os meus pais já trabalham. Mexendo com as pedras e eu como filha, poderia ajudar muito bem nessa especialização, uma pessoa a mais para ajudar agregando a nossa comunidade”, relatou Tamires Queiroz, aluna do curso.

O Projeto Gemas e Joias faz parte do Programa Municipal de Investimentos (PMI), que ao final do curso da segunda turma vai certificar mais 12 novos lapidadores no Garimpo das Pedras. Os alunos vão conhecer os valores de como é produzido o material, ganhando essa oportunidade para que sua produção possa chegar ao mercado exterior como na Ásia e Europa, tendo como exemplos a China e a Alemanha, respectivamente.

“Isso é muito gratificante. O Garimpo das Pedras tem aproximadamente 40 anos descoberto e até hoje, nunca se teve uma ideia de trabalhar a gema, que é produzida aqui na região e esses são exportadores principalmente para a China, e de lá para o resto do mundo. A ideia é boa de treinar pessoas, de preparar o morador daqui, da comunidade, além de abrir um leque muito grande de emprego, e de valorização do nosso bem mineral que é raro, você cria expectativa para o jovem, para a fixação dentro da região, uma fonte de renda que não se tem em outros campos”, disse Adilson Barbosa, presidente da Cooperativa dos Produtores de Gemas do Sul do Pará (Coopergemas).

Para alguns especialistas, a pedra ametista é uma das melhores do mundo e ela será lapidada pelos alunos do projeto, onde vão aprender a transformação da pedra bruta e que terá a valorização quando tiver a sua lapidação. Os garimpeiros vão poder multiplicar seus valores correspondentes as suas fabricações e a comunidade acredita no talento dos alunos para fazer as pedras circularem, primeiramente, na própria comunidade. O Garimpo das Pedras é referência dentro do estado do Pará e transforma a vida da população, proporcionando renda e dias melhores para os moradores da região.

“Hoje o benefício para os nossos jovens, que eram muito carentes de cursos, e agora como conseguimos o Gemas e Joias que está dentro da nossa comunidade, e com esse curso é muito bom para a nossa comunidade, desenvolver recursos financeiramente, futuramente e outros mais. É bom para a qualificação dos jovens como hoje nós temos a carência disso de qualificação, é muito importante, e que hoje juntamente com a prefeitura e a Seden traz esse curso para a nossa comunidade e muitos outros que virão”, afirmou Leandro Souza, presidente da Associação dos Moradores.

O secretário da Seden, Mariano Júnior, esteve na aula inaugural da segunda turma realizada na Escola Mércia Lacerra Miranda, e acredita que o curso foi bem aceito pela população, e que o Projeto Gemas e Joias pode seguir, também, na zona urbana de Parauapebas, pelas variedades e quantidades de pedras preciosas que o município possui, onde podem ser transformadas em gemas e artesanatos, gerando renda com a venda para o mercado nacional e para o exterior.

“A segunda turma de lapidação tem um avanço, e a gente consegue observar. A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, acredita no projeto de verticalização dessa cadeia produtiva e a comunidade Garimpo das Pedras, é hoje um case para a gente trabalhar essa verticalização. A Seden vem através dessa produção ajudar a comunidade a gerar emprego e renda e melhorar a vida de todo mundo”, ressaltou Mariano Júnior, secretário de Desenvolvimento.

Texto: Fábio Relvas

Fotos: Elienai Araújo

Assessoria de Comunicação/PMP