Projeto Esporte e Comunidade conta com uma equipe psicossocial para orientar os alunos

Uma psicóloga e uma assistente social estão inseridas no projeto desenvolvido pela Semel

publicado: 24/04/2024 10h42

O Projeto Esporte e Comunidade (PEC), que atende crianças e adolescentes de 4 a 17 anos de idade, ganhou uma equipe psicossocial para orientar os alunos com o suporte de uma psicóloga e uma assistente social dedicadas às questões emocionais, sociais e acadêmicas dos jovens.

O PEC conta com 2.000 alunos matriculados em seis polos esportivos, divididos entre zona urbana e zona rural do município. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Parauapebas, por meio do União Esporte Clube, através do termo de fomento com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), tendo como objetivo formar bons cidadãos através do esporte, que é um instrumento educacional de transformação e inclusão social.

O acompanhamento da equipe psicossocial visa oferecer aos alunos um acolhimento para ajudar a lidar com desafios emocionais relacionados ao esporte, além de auxiliar nas dificuldades de aprendizagem e conflitos interpessoais. Os profissionais devem realizar atividades com os alunos do PEC como grupos de escuta, rodas de conversa, encontros temáticos e oficinas criativas.

“O projeto vem atendendo crianças e adolescentes com modalidades de iniciação esportiva, e além de contar com profissionais capacitados tecnicamente na área desportiva, dispõe também de equipe psicossocial que realiza atendimentos individuais e coletivos nos seis polos, aos alunos atletas e seus familiares, visando melhor qualidade de vida social, física e psíquica”, diz Rosania Correia, assistente social e coordenadora do projeto PEC.

Na manhã desta terça-feira, 23, os alunos participaram de uma roda de conversa na Praça da Juventude, localizada no bairro Habitar Feliz (Popular II). O local é um dos polos onde funciona o projeto, atendendo nas modalidades de karatê, capoeira, ballet, futebol e futsal. Além da Praça da Juventude, o PEC tem atividades no Ginásio Poliesportivo, Complexo Esportivo, Palmares Sul, Complexo da VS-10 e Ginásio do Novo Brasil, envolvendo também outras modalidades esportivas como vôlei, judô, bicicross, jiu-jitsu, basquete e handebol.

Texto: Fábio Relvas

Foto: Sileide Lima