Protagonismo juvenil

Projeto da Sejuv transformará 200 jovens em multiplicadores de informação

“Geração Transformadora” foi lançado nesta segunda-feira, 26, numa animada aula inaugural com a presença do prefeito Darci Lermen, secretários e vereadores. Cursos começarão na próxima semana em quatro polos.

publicado: 26/04/2022 15h30

A partir da próxima semana, 200 jovens de Parauapebas começarão a ser preparados para serem multiplicadores de informações básicas em educação, cultura, saúde e meio ambiente. São jovens que se inscreveram no projeto Geração Transformadora, criado pela Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) para gerar uma cadeia de repasse de conhecimento em que os próprios jovens se tornam protagonistas em sala de aula.

Serão três meses de cursos ministrados por técnicos e profissionais das respectivas áreas. Para isso, a Sejuv conta com a parceria de quatro secretarias: educação (Semed), Cultura (Secult), Saúde (Semsa) e Meio Ambiente (Semma).

“Logo após os três meses de capacitação, o jovem irá trocar de lugar com o professor e passará a ser multiplicador na comunidade dele, no bairro dele, sobre essas informações dos quatro eixos de conhecimento”, explica o secretário da Juventude, Yuri Sobieski.

Os cursos serão realizados em quatro polos: Nova Carajás, Alto Bonito, Palmares II e Palmares Sul, o que contempla jovens das zonas urbana e rural. Eles, aliás, participaram em peso da aula inaugural do projeto no final da tarde de segunda-feira, 26, no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC).

O evento foi prestigiado pelo prefeito Darci Lermen, secretários municipais e vereadores, que entraram no animado clima oferecido pela Sejuv para marcar a aula inaugural. Houve apresentação do saxofonista Renato Martins até de grupos de hip hop: o MDA, formado por crianças, Zode Clan e The Trix.

Um vídeo foi apresentado pra mostrar a importância do projeto para a qualificação dos jovens e a socialização de conhecimento entre eles. Garotos e garotas como Jordânia Alves, de 20 anos, se mostram animadas com o projeto. São jovens de olho no futuro.

“A nossa expectativa é que esse curso venha dar mais capacitação tanto pra mim como para outros jovens, para que a gente possa agregar nosso conhecimento com o do próximo”, disse Jordânia.

Importância do protagonismo juvenil

Ao destacar projetos realizados pela Sejuv, como o Start e o Qualificampo, o secretário Yuri Sobieski destacou a importância dada pelo prefeito Darci Lermen para o fortalecimento da política juvenil em Parauapebas, a começar pela criação de uma secretaria para a juventude, no início de 2021.

“A juventude tem uma responsabilidade gigantesca com essa cidade”, frisou Sobieski, com quem concorda Darci Lermen. Ele, contudo, tem ressaltado: é necessário que os próprios jovens tomem as rédeas do seu futuro.

“Para nós, é fundamental a juventude ter o espaço dela e ser protagonista da sua história, da sua vida. Os jovens têm que ser os atores principais das políticas juvenis”, apontou o prefeito, sem esconder a satisfação com as iniciativas da Sejuv.

“Com certeza, estou muito feliz porque nós construímos a Secretaria da Juventude e havia muito questionamento: pra quê mais uma secretaria? E aí está o resultado. Valeu demais”, disse Darci Lermen

Participaram da aula inaugural do projeto Geração Transformadora os secretários de Educação, José Leal; de Meio Ambiente, Sávio Santiago; de Cultura, Sadisvan Pereira; de Saúde, Gilberto Laranjeiras; de Desenvolvimento, Mariano Junior; de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia, Leandro Brandão; e o adjunto da Sejuv, Horácio Junior.

Também prestigiaram o evento os vereadores Zé de Bode, Léo Márcio e Rayanne Rodrigues e o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Danilo Mota.

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Renato Resende