Programa “Tamo Junto no Enem” levou 500 estudantes para aula inaugural na Câmara Municipal  

publicado: 22/06/2024 15h45

A 3ª edição do programa vai preparar jovens de 15 a 29 anos para o Exame Nacional do Ensino Médio

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Juventude (Sejuv), realiza a 3ª edição do programa “Tamo Junto no Enem”. A aula inaugural foi realizada na manhã e se estendeu pela parte da tarde deste sábado, 22, e levou 500 estudantes ao plenarinho da Câmara Municipal para uma vasta programação, que contou também com palestras e apresentações. O objetivo é preparar jovens de 15 a 29 anos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Estamos hoje aqui na aula inaugural do programa “Tamo Junto no Enem”. É um programa que visa contemplar os nossos jovens com o cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio para que tirem boas notas e futuramente ingressem nas universidades e que tenham suas vidas transformadas pela educação”, afirma Mayara Morais, secretária municipal da Juventude.

As aulas ocorrerão todos os sábados até o dia 26 de outubro, sempre das 8h às 18h, tendo um intervalo de duas horas, na Câmara Municipal de Parauapebas. Na aula inaugural, o professor de redação, Arilson Paixão, interpretou algumas letras de canções da banda de rock nacional, Legião Urbana, usando o violão e cantando as músicas marcantes, como Tempo Perdido e Pais e Filhos.

“O programa, na verdade, ele tem o intuito de capacitar esses jovens com matérias específicas para o Enem. Todos os anos, nós temos aí, física, química, matemática, redação principalmente, e a Sejuv, ela está com esse cunho de preparar esse jovem para essas disciplinas e enfrentar o tão temido Enem”, destaca Luiz Castro, diretor técnico da Sejuv.

Antes do início da aula, houve a execução do Hino Nacional brasileiro e formada uma bancada para receber algumas autoridades municipais, como o vice-prefeito, João Trindade, que pontuou a importância do programa para os jovens que querem ingressar no ensino superior e destacou o momento em que passamos. O “Tamo Junto no Enem” tem o objetivo de motivar e orientar os estudantes para realizar uma boa prova do Exame Nacional do Ensino Médio, que vai ocorrer nos dias 3 e 10 de novembro.

A concorrência por uma vaga no programa foi grande, com os estudantes procurando agilizar a documentação necessária para não ficar de fora. É o caso de João Matheus, de 18 anos, aluno do 3º ano da Escola Estadual Eduardo Angelim, que pretende ingressar em uma universidade pública, no curso de ciências biológicas. O estudante se diz animado para assistir as aulas do programa.

“O projeto é bem bacana. Eu achei um incentivo muito legal da Sejuv, em parceria com a prefeitura aqui de Parauapebas. Eu acredito que é um grande incentivo para a educação aqui da cidade, um grande fortalecimento. Eu, como aluno, estou bem animado. Sou lá do Eduardo Angelim, sou de escola pública e um preparatório desse, para mim, eu acho que vai ser muito bom para nós, alunos de escola pública, para a gente poder fazer uma boa prova”, destaca Matheus.

As aulas do programa “Tamo Junto no Enem” serão transmitidas de forma online pelo Instagram @sejuvparauapebas e pelo canal do YouTube da secretaria.

Texto: Fábio Relvas

Fotos: Orion Lima

Assessoria de Comunicação / PMP