Programa Subsídio beneficia cerca de mil famílias que corriam risco de perder a casa

publicado: 15/12/2021 10h39

Os contemplados assinaram os termos de concessão financeira e receberam a entrega das cartas de quitação nesta segunda-feira, 13. Na quadra da Escola Dorothy Stang, as famílias comemoraram a conquista e se emocionaram com a garantia de moradia. O que antes era uma preocupação, agora se torna um alívio.

“Minha sensação é de alegria, de felicidade que estamos livres dos juros. É minha casa agora”, comemora a moradora do bairro Cidade Jardim Rosângela Viana, uma das beneficiadas do programa. Ela fala da dificuldade que enfrentou “quanto medo eu passei de chegar na minha casa e ver um caminhão na frente tirando minhas coisas”, diz emocionada.

Segundo o secretário de Habitação, Orlando Menezes, o órgão quita até 25 mil reais da dívida. “Nós estamos fechando esse atendimento ao subsídio do Cidade Jardim atendendo cerca de mil famílias. Então, é um programa único porque as pessoas estavam perdendo suas casas, ficaram desempregados e estavam sem condições de pagar as parcelas dos seus lotes”, explica o secretário.

A sensação de dever cumprido é a definição do presidente da Associação de Moradores do Bairro Cidade Jardim. “É um sonho se tornando realidade novamente, porque nós estávamos passando por um pesadelo”, conta.

Para o prefeito Darci Lermen “é um programa que é feito pra dar esse sentido verdadeiro de cuidar das pessoas, porque não tem coisa pior do que você ter um sonho prestes a realizar, estar perto de ter a casa e quase perder”, avalia o chefe do executivo.

Além do Cidade Jardim, o programa ainda irá beneficiar famílias de outros bairros de Parauapebas, conforme anuncia o secretário Orlando Menezes “as pessoas que são de outros bairros podem ficar tranquilas que, a partir de janeiro, nós vamos abrir as inscrições pra que elas possam também participar”, afirma.

“Poder proporcionar para as pessoas o sossego, poder proporcionar para elas a paz, a certeza de que agora elas são verdadeiramente proprietárias das suas moradias é tudo”, define o secretário Especial de Governo, Keniston Braga.

Texto: Morgana Albuquerque

Fotos Elienai Araújo

Assessoria de Comunicação/PMP