Programa Mais Rede segue a todo vapor no complexo VS10

publicado: 26/09/2022 14h19

As obras de infraestrutura para abastecimento de água do complexo VS10 estão em constante avanço, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) já está trabalhando nos seis bairros que pertencem à região. No Jardim América e Parque das Nações as obras se encaminham para a fase final, eles foram contemplados na primeira etapa do programa, com a implantação de 53 quilômetros de rede e, agora, o Saaep está realizando os testes nas instalações implantadas.

“Esses testes irão garantir a eficiência das instalações, por meio deles nós podemos identificar possíveis vazamentos ou variações no sistema, eles são essenciais para garantir um fornecimento de qualidade ao final da obra”, informa Paulo Rogério Mendes, engenheiro responsável pela obra.

Segundo Elson Cardoso, diretor-executivo do Saaep, o próximo passo será a instalação de hidrômetros, cadastro e ligações domiciliares para a liberação da água para os residentes desses bairros. “Passados os testes, a próxima fase é a interligação residencial e a liberação da água para as pessoas, mas vale reforçar que isso só será feito após a conclusão de toda a obra, ou seja, a instalação dos 300 quilômetros em todo o VS10”, comenta Elson.

A segunda etapa das obras do Mais Água está atuando nos bairros São Lucas e Morada Nova, onde o Saaep está implantando 40 quilômetros de rede abrangendo as regiões popularmente conhecidas como Morada Nova, São Lucas I e II, Águas Lindas e Bela Vista I e II.

“As obras no Águas Lindas já estão quase concluídas, falta apenas a interligação da rede secundária com a principal; no Bela Vista as obras estão avançando e chegamos na metade; no São Lucas II, onde os moradores já estão recebendo água, a rede passa por processo de testes e aprimoramento; e no São Lucas I, nós iniciamos as escavações para implantação das redes no último dia 10”, informa João Areia, Diretor de Planejamento do Saaep.

A segunda etapa tem previsão para finalizar a primeira parte até dezembro deste ano; após a implantação, as redes passarão por testes, instalação de hidrômetros, cadastro e ligações domiciliares.

Mais rede para o VS-10

O Projeto Mais Rede VS10 está em andamento para a implantação de mais 300 quilômetros de rede em todo o complexo VS10. Com a conclusão das obras, a expectativa é que mais de 40 mil pessoas dos bairros Parque das Nações, Jardim América, Jardim Brasília, Jardim Planalto, Morada Nova e São Lucas sejam beneficiadas, transformando todo o sistema de fornecimento de água da zona sul de Parauapebas.

Texto e foto: Comunicação Saaep

Assessoria de Comunicação/PMP