Programa Leia com uma Criança é lançado também nas escolas do campo de Parauapebas

publicado: 31/03/2023 15h03

A leitura amplia o vocabulário, melhora a concentração e desenvolve novas habilidades e competências. Além disso, proporciona para a criança, a compreensão de mundo.

Por essa causa, a rede municipal de ensino de Parauapebas tem estimulado a leitura desde a primeira infância, inclusive por meio de parcerias, como a que foi estabelecida com o Itaú Social para a adesão ao Programa Leia com uma Criança.

O Leia com uma Criança, além das escolas municipais urbanas, também foi lançado na tarde da última quarta-feira, 29, nas escolas do campo. O palco da cerimônia oficial foi a Escola Municipal de Educação Infantil Maria Salete, localizada na Palmares 2.

Dezenas de famílias de alunos da instituição participaram do evento, que contou também com a participação dos educadores e autoridades municipais. Vanessa Michele Moitinho, mãe da pequena Aisha Sales Amorim, acredita na educação como meio de transformação social e sabe o quanto o programa de leitura irá contribuir com a formação de sua filha.

“É um programa muito importante porque a leitura com uma criança abre várias portas, tem grande importância no aprendizado, no crescimento cognitivo, mas eu vejo também o reforço dos laços afetivos entre pais e filhos”, afirma Vanessa.

Para Messias Marques, gestor da escola Maria Salete, o programa veio para contribuir com as práticas pedagógicas da unidade educacional.

“Nesta escola, as famílias são bastante presentes na construção do pedagógico. E estar aqui, numa escola do campo, lançando um programa como este em que essas famílias vão poder levar para casa um acervo literário de qualidade, uma boa literatura para ler, para socializar e para aproveitar com sua criança, me deixa muito feliz”, destaca.

Sobre a parceria

O Programa Leia com uma Criança é uma iniciativa do Itaú Social, realizado em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Ele beneficiará mais de 12 mil estudantes da educação infantil ao primeiro ano do ensino fundamental, tanto da zona urbana quanto do campo.

“Os pais estão sendo incentivados a desenvolverem momentos de leitura com os filhos. Eles estão recebendo um kit de livros para levar para casa. Ao terem tempo de qualidade com os filhos, os vínculos afetivos também são fortalecidos”, acrescenta Leila Lobato, coordenadora do Programa Melhoria da Educação no município.

“Uma educação de qualidade é construída também por meio de parcerias. As famílias contribuem muito neste processo e a Fundação Itaú Social, por meio do programa, veio para somar, pois está proporcionando aos pais mais opções para que tenham tempo de qualidade com seus filhos, além do incentivo à leitura”, destaca o secretário municipal de Educação, José Leal Nunes.

Também marcaram presença na reunião, a vereadora Eliene Soares, presidente da comissão de educação na Câmara Municipal e o gestor do departamento de Educação do Campo, Walberom Araújo.

Texto: Messania Cardoso/Semed

Fotos: Lucas Santos