
O destaque do encontro foi a apresentação do Kit Pedagógico PoN!, material didático criado para acompanhar o jogo em ambientes de aprendizagem formais e informais. O kit amplia o universo do game e suas questões ambientais por meio de dinâmicas e recursos adicionais, oferecendo uma abordagem lúdica para tratar de temas complexos como mudanças climáticas, biodiversidade e suas interconexões sociais e culturais.
Segundo os organizadores, o objetivo é potencializar o impacto educativo da plataforma, fornecendo ferramentas pedagógicas que apoiem educadores e estudantes na construção de novos conhecimentos. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 13 e 17 da ONU, que tratam respectivamente de educação de qualidade, ação contra a mudança global do clima e parcerias para a implementação dos referidos temas.
A previsão é que a plataforma seja implantada em 2026, inicialmente com os alunos do Programa Jovem Ambientalista, desenvolvido pelo CEAP. Para o coordenador técnico-pedagógico José Filho, a integração entre tecnologia e educação ambiental representa um terreno fértil para inovação e conscientização.

“À medida que a tecnologia avança, novas oportunidades emergem para integrar ferramentas digitais e plataformas interativas no ensino sobre questões ambientais. Essa combinação não apenas torna a educação mais acessível, mas também mais envolvente e impactante, especialmente para as novas gerações que cresceram imersas em um mundo digital”, destacou.
Assessoria de Comunicação/PMP 2025