Programa “Alfabetiza Pará” é apresentado à comunidade

Durante o dia de ontem, 19, 44 escolas da rede municipal de ensino de Parauapebas fizeram o lançamento do Programa “Alfabetiza Pará” para sua comunidade escolar. Pais de alunos, educadores, estudantes e autoridades municipais marcaram presença nos encontros.

publicado: 20/09/2023 11h41

Uma das cerimônias de lançamento ocorreu na escola Fernando Pessoa, bairro dos Minérios. A quadra ficou lotada de pais e alunos, que puderam conhecer mais sobre o programa, incluindo seu funcionamento, além de terem recebido o material didático que será utilizado.

“Alfabetiza Pará” é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), realizado em parceria com os municípios paraenses. “O Programa é uma política pública que visa contribuir para a alfabetização de nossas crianças na idade certa e conta com avaliação, formação e complementação de materiais para os nossos professores e para as nossas crianças”, destaca Raimundo Felix, coordenador do Departamento dos Ciclos Iniciais da Semed.

Para Robson Cordeiro, pai da aluna Abigail Cordeiro, o programa trará inúmeros benefícios e fortalecerá ainda mais os laços entre família e escola. “Ele é de fundamental importância, pois muitas vezes, o pai precisa primeiro receber a instrução de como interagir com o seu filho. Às vezes, também falta esse material didático para facilitar a aprendizagem da criança em casa. Então ele veio para somar, para ajudar nessa parceria entre família e escola”, afirma Robson.

Em Parauapebas, a iniciativa irá beneficiar cerca de 12 mil estudantes dos ciclos iniciais (1º, 2º e 3º ano) em 44 escolas (30 urbanas, 11 rurais e 3 indígenas). Segundo o secretário de Educação, José Leal Nunes, a adesão ao programa foi muito bem recebida pelos educadores da rede de ensino. “Estamos muito felizes com essa parceria e, com certeza, será um sucesso, pois está sendo desenvolvida com total comprometimento e apoio de todos. Eles abraçaram a causa e nós sabemos o quanto isso é importante no processo de ensino e aprendizagem”, enfatiza Leal.

É o que destaca a professora da escola Fernando Pessoa, Mayara Costa: “Ele chegou em uma excelente hora. Nós recebemos todo o material em nossa formação e ele vai ser executado da melhor forma possível. Sem dúvida, contribuirá significativamente para o processo de alfabetização de nossas crianças. É um projeto excelente que veio para somar”.

Texto: Messania Cardoso

Fotos: Lucas Santos