Profissionais do trade turístico de Parauapebas são capacitados pela prefeitura

publicado: 19/08/2023 19h05

Cada vez mais, Parauapebas tem se destacado no cenário nacional com um roteiro variado, que inclui turismo de experiência, natureza e aventura. E para melhor receber turistas de diversas partes do país e do exterior, que visitam nosso município continuamente, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), oferece cursos voltados para profissionais do trade turístico local.

Em parceria com o governo do estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), nessa sexta-feira, 18, a prefeitura realizou a entrega de certificados aos alunos dos cursos de Garçom e Qualidade no Atendimento. A solenidade da certificação ocorreu no prédio do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no bairro Cidade Nova.

“Eu trabalhei muitos anos fora, em países diferentes. Estive em Aruba, Curaçao, Trinidad e Tobago, Porto Rico, e Margarita, atuando como garçom. Eu tive a oportunidade de fazer esse curso e aprendi muito, apesar de já ser profissional há muitos anos. Quanto mais você tem conhecimento, melhor é”, relata o aluno do curso de Garçom, Francisco Oliveira.

De acordo com José Luiz Castro, servidor público na Semtur, os cursos oferecidos pela secretaria têm sido uma oportunidade não só de capacitação, mas de geração de emprego.

“Muitos alunos entraram no mercado de trabalho por meio dos nossos cursos; outros abriram até uma empresa de garçons e tem empregado muita gente nesse ramo”, comenta José Luiz, informando, ainda, que a Semtur já está em conversa com o governo do estado para oferecer mais cursos de capacitação no município.

Henrique Silva é chefe de cozinha e trabalha também com consultoria gastronômica, ajudando os proprietários de bares e restaurantes da cidade a desenvolver seus empreendimentos. Mesmo com uma vasta experiência, ele participou do curso de Garçom.

“Estar fazendo esse curso que a prefeitura forneceu, agrega. Sempre vem com muitos benefícios para a profissão. Com essa turma, conheci novas pessoas e já consegui trazê-las para o mercado – recrutei algumas que estavam na turma comigo”, comemora.

Presente na certificação como representante do governo do estado, Leda Moreira, que é coordenadora de Qualificação da Setur, reforça a importância das capacitações profissionais para a geração de emprego e renda no município. “É onde nós queremos chegar: ver essas pessoas realmente tendo êxito e estando no mercado de trabalho”, afirma.

Rotas turísticas

Atualmente, Parauapebas conta com quatro passeios turísticos: Rota das Águas, Rota Carajás, Rota Indígena e City Tour. Interessados podem entrar em contato com o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) pelo telefone (94) 3346-4995 ou presencialmente, na rua E, 713, bairro Cidade Nova. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Texto: Sara Dias

Fotos: Rayssa Pajeú