Após uma criteriosa avaliação técnica, apenas 204 projetos avançaram para as etapas seguintes, dentre eles, o da professora Ideusa.
O projeto “Versos Revelados, um Caso de Poesia”, desenvolvido pela professora Ideusa Ramalho de Oliveira, que atua no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cepeja), da Rede Municipal de Parauapebas, está entre os 15 finalistas do Prêmio LED – Luz na Educação. A premiação é promovida pela Rede Globo e Fundação Roberto Marinho, em reconhecimento às melhores práticas de inovação em educação no Brasil.
O projeto nasceu em 2021, durante o período pandêmico, como resposta à necessidade de estimular o hábito de leitura e escrita entre os alunos, que se viam enfrentando os desafios, como a falta de acesso a ferramentas digitais. “Quando vi a situação daqueles alunos que não podiam participar muito das aulas por limitações tecnológicas, me preocupei com o processo de aprendizagem deles. Foi então que desenvolvi o projeto, inspirado nas lendas amazônicas, especialmente as de Belém”, relata a professora Ideusa.
A metodologia incluiu uma maratona de leitura de contos de autores renomados, seguida pela criação de produções autorais dos alunos. “Após trabalharmos a leitura, os alunos começaram a desenvolver seus próprios contos de assombração”, explica.
Os resultados foram apresentados em uma mostra literária que envolveu toda a comunidade escolar, pais e professores, promovendo o engajamento e o protagonismo dos estudantes. E devido ao sucesso e adesão dos alunos, o projeto da professora se expandiu a várias outras escolas da rede municipal, ganhando visibilidade e trazendo grandes resultados no desenvolvimento de leitura e escrita dos estudantes.
A quarta edição do Prêmio LED recebeu 2.041 inscrições de todas as regiões do Brasil. Após uma criteriosa avaliação técnica, apenas 204 projetos avançaram para as etapas seguintes, dentre eles, o da professora Ideusa. Desses, 15 serão selecionados como finalistas e terão a oportunidade de apresentar suas iniciativas aos jurados. Na etapa final, serão escolhidos seis vencedores, que serão anunciados em um programa especial da TV Globo em 2025.
O Prêmio LED integra o Movimento LED – Luz na Educação, uma iniciativa da Rede Globo e Fundação Roberto Marinho, que conta com a parceria técnica da empresa especializada em impacto socioambiental A Ponte e auditoria da BDO.
Parauapebas vive a expectativa de trazer essa conquista para a cidade, por meio do talento e dedicação da professora Ideusa. “Só em estar representando a nossa cidade nesse prêmio tão importante, já me sinto realizada. A educação é o caminho certo para um futuro promissor. Independentemente do resultado, já me sinto vencedora”, afirma a educadora.
Texto: Amparo Borges
Fotos: Ascom Semed
Assessoria de Comunicação/PMP