Primeira noite do Festival Junino atraiu um bom público na Praça dos Esportes Radicais

publicado: 10/07/2025 00h21

Com o tema “Na batida do novo, no passo da tradição”, o evento representa um marco para a cultura local

A cidade de Parauapebas deu início nesta quarta-feira (9) ao seu primeiro Festival Junino promovido oficialmente por meio de edital público. O evento, que se estende até o próximo domingo (13), acontece na Praça dos Esportes Radicais Wellison Farias Azevedo, no bairro Cidade Nova, e representa um marco para a cultura local.

Pela primeira vez, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), destinou recursos do Fundo Municipal de Cultura (FMC) para premiar diretamente 23 agremiações juninas sediadas no município. Cada grupo receberá R$ 30 mil, totalizando mais de R$ 690 mil em investimentos.

“A cultura não pode ser esquecida. Com esse edital, no modelo que nós fizemos, é dinheiro na conta das agremiações juninas. É dinheiro na conta da junina para que ela possa desempenhar esse papel tão importante da cultura no nosso município. A gente não vai parar isso. Se Deus quiser, o ano que vem as coisas vão estar bem melhor. A gente vai conseguir fazer eventos muito grandes. Eu gosto muito de eventos. Venho dessa classe aí. Gosto do evento. Conheço muito de eventos. Mas esse Festival Junino está valorizando principalmente as agremiações pequenas que pegaram e receberam dinheiro na conta legal, alinhado para que a cultura não morra no nosso município. Isso é o que importa”, enfatiza Aurélio Goiano, prefeito de Parauapebas.

A iniciativa, considerada pioneira no Pará, visa promover maior transparência e organização no apoio aos grupos culturais, além de garantir que as quadrilhas possam se planejar com mais estrutura e dignidade. A construção do edital começou ainda em fevereiro, com uma série de reuniões e votações envolvendo representantes do setor. É uma conquista histórica para o movimento junino da cidade. Pela primeira vez, o município teve um edital específico para esse segmento, que oferece reconhecimento e condições reais de trabalho aos grupos.

A programação da primeira noite do Festival Junino contou com a apresentação da DJ Pamela Duarte; abertura oficial, com fala das autoridades; apresentação de casal PcD, da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência de Parauapebas (Comped); apresentação cultural com o forró dos idosos; som mecânico; show de artista local; e show de Juquinha do Acordeon, que encerrou o dia.

“Foi muito importante. Aí eu amei, adorei, viu? Minha primeira vez. Minha primeira vez que eu estou brincando aqui hoje, foi muito maravilhoso”, disse Vicensa Silva, aposentada de 66 anos, que participou bem animada do forró dos idosos.

Além das danças e dos shows, o público poderá aproveitar espaços gastronômicos, barracas de artesanato e outras atrações que prometem transformar a praça em um verdadeiro polo de cultura nordestina.

“Nós fizemos o dia voltado para os PCDs e para os idosos para fazer esse momento de confraternização. A partir de amanhã, as agremiações vão começar a se apresentar ali na arena. Eles vão se apresentar na quinta, na sexta, no sábado com encerramento no domingo. E no domingo a premiação. No sábado nós vamos ter um show nacional. Vamos ter uma apresentação maior. E nos outros dias nós vamos ter aqui forrozinho pé de serra, esperando a galera aqui. Dois ambientes, vão acontecer ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo que tiver a apresentação lá, vai ter uma música aqui, para o pessoal poder curtir esse momento, comer uma comida típica dar uma volta aí pelo ambiente do festival”, destaca Jhônatas Santos, secretário de Cultura.

A expectativa é atrair milhares de pessoas ao longo dos cinco dias de festa, impulsionando setores como comércio, alimentação, transporte e turismo local. A entrada é gratuita, e toda a comunidade está convidada a participar dessa grande celebração da cultura popular paraense.

Confira a programação clicando aqui

Reportagem: Fábio Relvas

Fotos: Irisvelton Silva

Assessoria de Comunicação / PMP 2025