Primeira formação de rede de 2024 alcança mais de 2 mil educadores da Prefeitura de Parauapebas

publicado: 26/02/2024 16h40

As formações visam à atualização e o aprimoramento das práticas educacionais

Com temáticas voltadas para práticas educacionais inovadoras, sustentáveis e inclusivas, a rede municipal de ensino de Parauapebas realizou sua primeira formação continuada para educadores de 2024.

Mais de 2 mil servidores foram contemplados com a iniciativa, que incluiu educadores de todos os segmentos do ensino (infantil, fundamental, Educação de Jovens e Adultos – EJA e educação especial). Dentre eles, também participaram os assistentes pedagógicos, beneficiados pela primeira vez com a formação em rede.

As formações visam à atualização e ao aprimoramento das práticas educacionais, proporcionando aos servidores um maior desenvolvimento profissional e pessoal, bem como um melhor desempenho em sala de aula, o que traz resultados positivos para os estudantes.

Para a diretora-técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Maria Arnete Bezerra, as formações trazem ganhos significativos para toda a comunidade escolar. “As formações já fazem parte das práticas pedagógicas de todos os profissionais da rede e estão garantidas em calendários, garantindo a efetivação destes espaços de ampliação de conhecimento e troca de saberes: pontos importantes para a qualificação das práticas educativas”, ressalta Arnete.

“Nosso objetivo é alcançar uma educação integral e transformadora, com a colaboração de todos. E as formações continuadas trazem muita aprendizagem, troca de conhecimento e o aprimoramento das práticas. Estou certo de que todos sairão daqui ainda mais preparados e motivados”, afirma o Secretário de Educação, José Leal Nunes.

Formação para assistentes pedagógicos

Pela primeira vez, foi realizada uma formação em rede para todos os assistentes pedagógicos. Os mais de 500 servidores foram selecionados por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS) e agora, depois da formação, irão atuar mais preparados.

“Estou muito contente em participar deste encontro, pois é um momento muito importante, de aprendizagem, de troca de conhecimento, de interação, que irá contribuir muito com as nossas práticas”, destaca a assistente pedagógica Marilene Santos.

“É um momento em que abordamos com estes profissionais temas relevantes, inclusive falamos sobre as suas atribuições, a importância da parceria com as famílias e toda a equipe escolar, além da relevância do trabalho a ser desenvolvido por eles”, afirma a coordenadora do Departamento de Educação Especial (DEE), Edna Cruz.

Texto: Messania Cardoso

Fotos: Comunicação Semed