Prefeitura solicita início de processo licitatório para serviço de transporte público coletivo de passageiros

publicado: 10/08/2022 18h02

A Prefeitura de Parauapebas deu mais um passo para o avanço do Plano de Mobilidade Urbana (PMU). A Secretaria de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), responsável pela elaboração do plano, protocolou na última quinta-feira, 04, a solicitação da autorização para o início do processo licitatório, na modalidade concorrência, para prestação do serviço de transporte público de passageiros. O pedido foi feito ao Comitê de Contingenciamento e Monitoramento de Gastos (CCM) que, após autorização, encaminhará o processo à Central de Licitação e Contratos (CLC) para as medidas legais cabíveis.

O novo sistema de transporte público coletivo está previsto no PMU e deve contar, inicialmente, com uma frota de 78 veículos, entre micro-ônibus e ônibus leve e pesado. Também contará com monitoramento por meio de câmeras de segurança e acessibilidade para pessoa com deficiência, inclusive, painéis em braile para identificação dos veículos, conforme normas técnicas.

De acordo com o secretário de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Denis Assunção, este é um passo importante para melhorar a prestação de serviços à população. “Estamos avançando para garantir um serviço de transporte público mais eficiente, rápido e com mais segurança. Tudo planejado e previsto no Plano de Mobilidade do nosso município”, destaca.

O Plano de Mobilidade visa reestruturar e aumentar a qualidade do sistema de transporte coletivo e ampliar o atendimento em áreas com pouca oferta, garantindo mais conforto aos usuários. Além disso, a operação do novo sistema compreenderá a administração, manutenção dos terminais de integração, pontos de parada com abrigo e postos de atendimento; e serviços de tecnologia aplicados à gestão da frota, que serão implantados.

Texto: Joice Lima/Semsi

Assessoria de Comunicação/PMP