A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), realizou nesse domingo, 4, a Rua de Lazer do NEP. A programação levou recreação e diversas modalidades esportivas para a Praça dos Esportes Radicais Welisson Farias de Azevedo, no bairro Cidade Nova.
A população pôde praticar patins, capoeira, futsal recreativo, tênis de mesa, jiu-jitsu, como também ritmos e dança a dois.
“Eu achei uma ideia maravilhosa. A gente começou com ping-pong e agora eu estava ali no vôlei. É muito divertido. Achei uma iniciativa muito legal. Está cheio de crianças se divertindo. Eu trouxe minha família para participar, então, é só alegria”, comenta a estudante de Psicologia, Tayane Rodrigues.
A primeira edição da Rua de Lazer do NEP proporcionou ao público, uma noite de lazer, interação e aprendizado por meio de oficinas recreativas de esportes e atividades culturais.
“Eu vim patinar. Eu gostei dessa ideia de botar aqui vários esportes para várias pessoas verem o que sabem, o que estão aprendendo, porque tudo na vida é um aprendizado. A gente não nasce sabendo andar ou engatinhar, a gente aprende. E ter esse evento aqui é uma coisa muito legal”, declara Laura de Paula, 9 anos.
Para a secretária da Semel, Célia Rocha, o objetivo do Rua de Lazer é proporcionar o acesso de práticas esportivas à população.
“O governo do Aurélio Goiano também é esporte, é lazer, é alegria. É trazer isso para a comunidade. O Núcleo Esportivo de Parauapebas (NEP) é um projeto que nós criamos justamente para atender essas crianças. Ele gira em 12 polos, incluindo a zona rural. E atender em torno de 1.300 crianças, pra nós, hoje, é uma questão de honra”, diz.
Célia informa, ainda, que a Semel está trabalhando para ampliar o atendimento do NEP.
“Nós estamos no começo do nosso trabalho e nós não temos como atender todas as modalidade de uma só vez. Então, nós estamos trabalhando aos poucos, gradativamente. O NEP se estenderá em outros esportes, em outros lugares. Então o objetivo do NEP é esse: é levar às comunidades, às crianças e aos adolescentes, essas modalidades de esporte”, ressalta.
Texto: Sara Dias
Fotos: Pedro Almeida
Assessoria de Comunicação/PMP 2025