Prefeitura realiza capacitação sobre finanças públicas com técnicos do TCM-PA

publicado: 12/05/2022 14h57

Secretários, adjuntos e ordenadores de despesas da prefeitura participaram de encontro técnico com representantes do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA), nessa quarta-feira, 12, em Parauapebas.

De acordo com o TCM, a prestação de contas da prefeitura é positiva. “É uma visita pedagógica, de instrução e troca de ideias, para que a gente possa cada vez mais melhorar a condição e a qualidade da prestação de contas da prefeitura”, explica Sérgio Leão, conselheiro do TCM.

De acordo com Maria Mendes, secretária de Fazenda do município, a análise positiva do TCM é fruto do trabalho de transparência que a administração municipal tem desenvolvido.

“O governo tem tentado fazer um trabalho mais transparente possível. As nossas despesas, receitas e os nossos contratos são publicados. Então essa vinda do TCM é muito positiva”, comenta.

Assuntos como planejamento de contratos e administração de finanças públicas foram alguns dos assuntos abordados na capacitação.

“Ficamos agradecidos pelo tribunal vir até aqui em nosso município para conversar com os nossos gestores, conversar com os nossos técnicos. Eles estão orientando para que a gente possa fazer um trabalho de bons resultados”, diz o vice-prefeito João Trindade.

Para o gestor, é importante que a administração municipal procure sempre se aprimorar em seus serviços.

“A gente precisa buscar eficiência para o governo. E essa eficiência vem por meio da participação, do conhecimento e da orientação. As leis estão mudando sempre e a gente precisa estar atento”, ressalta o vice-prefeito.

As orientações do TCM contribuem para que a gestão municipal continue tendo êxito na utilização dos recursos públicos.

Texto: Sara Dias

Fotos: Elienai Araújo e Rayssa Pajeú