Prefeitura realiza ações de cidadania e segurança nos 35 anos de Parauapebas

publicado: 05/05/2023 10h09

Com a chegada do mês de aniversário de Parauapebas, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) se prepara para intensificar as ações de segurança e cidadania durante as festividades dos 35 anos do município.

Nos dias 6 e 7 de maio, no Parque de Exposições Lázaro de Deus Vieira Neto, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), participa da FAP Cidadania, com a emissão de documentos de identidade, carteira digital, CPF, agendamento para seguro desemprego, serviços da Junta Militar e cartão de estacionamento para idoso e pessoa com deficiência (PcD).

No sábado, 6, a programação ocorre das 8h às 18h e no domingo, 7, das 8h às 12h. Os interessados deverão ser atendidos após entrega das senhas, por ordem de chegada, que serão distribuídas pouco antes do início do atendimento.

O FAP Cidadania também contará com a participação do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET) e do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) com jogos interativos para o público.

As equipes da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) e os agentes de trânsito do DMTT já montaram os cronogramas de operações que envolvem as rotinas para garantir a integridade dos cidadãos, a fluidez no trajeto, segurança na travessia dos pedestres e servidores públicos que vão participar das programações no parque até o dia 10 de maio.

O Centro de Controle e Operações (CCO) reforçará a segurança com a implantação de cinco câmeras de vigilância no interior do parque (com tecnologia de reconhecimento facial), além dos dois equipamentos instalados nas imediações do local.

“Mais uma vez a Secretaria de Segurança está presente neste evento importante. Ao todo serão mais de 150 servidores envolvidos diretamente na prestação de serviços à população, sendo 50 guardas atuando ao longo da programação, com cinco viaturas, 20 agentes de trânsito por dia, cinco viaturas todos os dias, além do apoio das seis motos da Ronda Ostensiva Motorizada e 80 servidores na emissão de documentos. Também haverá transporte público gratuito”, descreve o secretário da Semsi, Denis Assunção, destacando que a importância de os participantes aproveitarem a festividade com prudência.

Transporte gratuito nos dias 6, 7 e 10 de maio

Para garantir que os cidadãos possam participar da FAP Cidadania, a Semsi mediou com a Central das Cooperativas e a Coopalmas  a rota gratuita para quem vai prestigiar as atividades do aniversário de 35 anos, no Parque de Exposições, nos dias 6, 7 e 10 de maio, das 7h às 22h.

Os micro-ônibus estarão caracterizados com a identificação do evento e vão parar em todos os pontos do percurso, levando os passageiros gratuitamente.

Confira as rotas:

• Saída: antigo prédio da Escola Mário Lago – trajeto estrada VS-10, rua Marabá, rua Rio de Janeiro, Rua 16, Rodovia Faruk Salmen. Bairros atendidos: complexo VS10, Guanabara, bairro Da Paz, Rio Verde, União e Maranhão.
  • Saída: parada do Partage Shopping – trajeto Avenida dos Ipês, PA-160, rodovia Faruk Salmen. Bairros atendidos: Cidade Jardim, Minérios, Habitar Feliz (Casas Populares I e II), Alto Bonito e Tropical.
  • Saída: Praça do bairro Liberdade – Avenida Pará, Rua Vinícius de Moraes, Rua 11, PA-275, Rua 16, Rodovia Faruk Salmen. Bairros atendidos: Liberdade I e II, União e Cidade Nova e Maranhão.
  • Saída: Praça da Palmares II, passando pela Praça da Palmares Sul.

Texto: Sara Nascimento

Fotos: Arquivo Semsi