Capacitação que Transforma Vidas: Uso Racional de Medicamentos em Parauapebas

A Diretoria de Assistência Farmacêutica (DAF) da Prefeitura de Parauapebas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), solicitou à Diretoria deAtençãoPrimária à Saúde (DAPS) a liberação da agenda de médicos, enfermeiros e odontólogos para participarem de uma capacitação fundamental sobre Uso Racional de Medicamentos.
O evento ocorreu no dia 23 de setembro de 2025, no auditório da Uniasselvi, dividido em dois turnos: 08h às 11h e 14h às 17h, com turmas separadas para cada período. A iniciativa teve como objetivo garantir a participação do maior número possível de profissionais da rede municipal, reforçando o compromisso com a saúde da população.
Temas abordados
- Uso indiscriminado de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), ministrada pela dra. Verônica de Jesus, nefrologista;
- Uso indiscriminado de antimicrobianos e resistência microbiana, com dr. Thiago Soares, infectologista.
A nefrologista Dra. Verônica Costa, da Semsa, explica:
“O uso racional de medicamentos é quando prescrevemos de forma apropriada, pensando no paciente, nas suas necessidades, na capacidade econômica dele e do município, além dos efeitos colaterais e das interações medicamentosas. Hoje, estamos reunidos com odontólogos, médicos e enfermeiros — os prescritores — para equilibrar o uso dos medicamentos de forma saudável para toda a população.”

O evento proporcionou conteúdos atualizados e relevantes para os profissionais de saúde. Para Francildo Fontenele, diretor da Assistência Farmacêutica esses tipo de evento torna o profissional mais segura na hora de exercer sua profissão.
“Contamos com a contribuição do Dr. Thiago Soares, infectologista da rede, e da Dra. Verônica, nefrologista da Policlínica. Os temas abordados vão ajudar nossa equipe a levar à população a melhor forma e a informação mais correta para o uso racional dos medicamentos.”
Texto: Ana Freitas
Fotos: Comunicação Semsa
Assessoria de Comunicação/PMP 2025