Prefeitura planeja construção de anexos escolares em novas aldeias

publicado: 29/03/2024 17h21

Visita técnica foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras (Semob) nas aldeias Xikrin do Cateté, nos dias 22 e 23 de março

Novos projetos para beneficiar o povo Xikrin estão a caminho! No último fim de semana, 22 e 23 de março, técnicos da Secretaria Municipal de Obras (Semob) visitaram as aldeias da Terra Indígena Xikrin do Cateté e levantaram informações, que vão embasar a Prefeitura de Parauapebas no planejamento para construções de anexos escolares nessa localidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), cerca de 500 alunos integram a rede de educação escolar indígena.

“Hoje, existem 22 aldeias. Três delas já têm anexo escolar e nas demais, estamos fazendo esse levantamento”, explica Fabio Mazaro, coordenador de Infraestrutura da Semob.

Quanto às aldeias que estão na divisa de Parauapebas e Água Azul do Norte, também serão beneficiadas, conforme explica Girlan Pereira, gestor da Coordenadoria Municipal de Promoção dos Direitos Indígenas (Compdi).

“Essas vão receber as melhorias pela prefeitura por meio de um acordo de cooperação técnica entre os dois municípios, para garantir educação também nessas comunidades”, comenta Girlan.

Ainda segundo o coordenador, além da construção de anexos escolares, as aldeias receberão também “todo o suporte com educadores, material didático e atividades da educação básica, que o município tem assumido no que se refere à educação escolar indígena”, destaca.

Texto: Sara Dias

Fotos: Orion Lima/Sara Dias