Prefeitura lança edital para licitação do novo transporte público

publicado: 19/04/2023 16h31

Abertura dos envelopes do processo de licitação para prestação do serviço de transporte público coletivo está prevista para maio

A fim de melhorar a qualidade do fornecimento do transporte de passageiros, foi publicado na edição do Diário Oficial nº 396, o aviso do processo licitatório da concessão da prestação e exploração do serviço de transporte público coletivo de passageiros de Parauapebas.O novo sistema de transporte público coletivo que está previsto no estudo do Plano de Mobilidade Urbana (PMU), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), prevê 100% da frota com condições de acessibilidade para atendimento da pessoa com deficiência, inclusive com painéis em braile para identificação dos veículos e plataforma elevatória veicular.

Os usuários ainda vão contar com veículos climatizados, monitorados por câmeras de segurança, serviço de internet via rede WI-FI, para acesso gratuito dos passageiros e tomadas para carregamento de celular. Conforme certame, serão disponibilizados 85 veículos, sendo 76 operantes, devendo ser 53 micro-ônibus (capacidade de 30 passageiros), 16 ônibus leves (capacidade de 70 passageiros) e sete ônibus pesados (100 passageiros), além de nove veículos reservas. Os veículos leves e pesados vão atender a demanda do horário de pico e os terminais de integração (sistema tronco alimentador). Na publicação consta a modalidade de concorrência, sendo o critério de escolha o menor valor tarifário. Os envelopes contendo as documentações de proposta de preços e habilitação deverão ser entregues até as 9 horas da manhã, do dia 17 de maio de 2023, nas dependências da Central de Licitações e Contratos (CLC), localizada na Rua Rio Dourado, s/n, bairro Beira Rio I, 1º andar da Secretaria Municipal de Obras (Semob).

“Essa licitação tem sido aguardada com muita ansiedade por todos nós, sendo essencial para a prestação de um serviço de transporte público de passageiros de qualidade, adequada à população”, afirma o secretário de segurança institucional e defesa do cidadão, Denis Assunção.

O Edital e seus anexos, que foram publicados na última sexta-feira, 14 de abril, encontram-se à disposição dos interessados na CLC, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e ainda pode ser acessado através do www.governotransparente.com.br/transparencia/4507490 , no ícone licitações ou do Portal do TCM-PA: https://www.tcm.pa.gov.br/mural-de-licitacoes/licitacoes/ficha/QT6dWMNR1a410d .

Texto: Sara Nascimento

Fotos: Leila Silva e Ascom