Prefeitura investe em turismo sustentável e qualifica nova turma no curso Condutor de Trilhas e Caminhadas

publicado: 10/04/2024 13h46

A 4ª turma do curso é formada por 25 alunos, escolhidos em um rigoroso processo seletivo e que receberão aulas teóricas e práticas

Imagine uma imersão no meio da natureza, com árvores imensas e sons de pássaros cantando a todo o momento. Isso é o que 25 alunos do curso “Condutor de Trilhas e Caminhadas” vão vivenciar, alojados durante seis dias na Base Gavião Real, localizada no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos.

O treinamento, que iniciou nessa segunda-feira,8, segue até o próximo dia 19 de abril e visa formar condutores ambientais qualificados para o ecoturismo no município, bem como consolidar a prática como atividade geradora de renda.

“Nós tivemos várias inscrições e realizamos um processo de seleção bastante rígido, para a escolha desses candidatos. Com a importância da Cop-30, todo o estado do Pará está se preparando para o turismo e Parauapebas não pode ficar além disso”, comenta José Luiz Castro, coordenador de Qualificação da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).

O curso é organizado em duas etapas, sendo a primeira inteiramente dentro da floresta com técnicas de primeiros socorros, de conceitos básicos de turismo e de condução, dentre outros. Já a segunda parte será o treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), ministrada em área urbana, no Complexo Turístico, pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Para o turismólogo e instrutor, Deoclécio Júnior, é importante também que os alunos tenham a sensibilização sobre o turismo sustentável.

“Que que eles possam perceber-se como elementos dinamizadores da atividade turística e sejam corresponsáveis junto com a prefeitura, para que o turismo dê certo e seja um turismo inclusivo e participativo, de tal modo que Parauapebas tenha a sua singularidade e sua chancela, tenha seu digital como município turístico diferenciado neste estado e neste país”, comenta Júnior, que integra a equipe do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), do governo do estado.

A aluna Leidiane Keelen Fernandes diz que se sente privilegiada pela oportunidade de fazer o curso e por estar no meio da natureza.

“Minha expectativa é a melhor e a maior possível. Eu acredito muito no turismo como economia de Parauapebas. Estou aqui muito animada”, comemora.

Após o período das aulas teóricas e práticas, os novos condutores passarão por capacitação mensal e ainda receberão curso de inglês inteiramente grátis por 12 meses.

“Queremos entregar condutores bilíngues, condutores que conhecem a história do município. A secretaria quer oferecer todo o suporte necessário para a qualificação desses alunos”, ressalta Marcos Alexandre Gonçalves, titular da Semtur.

O curso “Condutor de Trilhas e Caminhadas” é realizado pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e conta com a parceria do governo do estado, através da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“A prefeitura, ao longo do tempo, vem trabalhando junto com a gente nesse sonho, nesse desejo de crescer o turismo; fazer com que a sociedade ocupe esse quintal de Parauapebas. A gente, quando fala de alternativas, fala de uma matriz econômica; e o turismo, ele é essa alternativa”, destaca Vítor Garcia, coordenador de Uso Público do ICMBio.

Texto: Sara Dias

Fotos: Orion Lima/Chico Souza