Prefeitura investe ainda mais na campanha contra Aedes aegypti

publicado: 01/02/2023 10h51

Os novos carros fumacê vão minimizar os registros de dengue, zika e chikungunya no município.

Esta semana a Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entregou duas caminhonetes para auxiliar no combate das arboviroses, doenças que tem maior incidência no período de inverno.


De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Michelle Ferreira, a nova aquisição, feita com recursos próprios, beneficiará diretamente a saúde de Parauapebas. “Em 2022, foram registrados 1.175 casos de dengue confirmados em nossa cidade, e este ano já temos 17 casos. Sabemos que com o período chuvoso o mosquito tende a se proliferar e assim fazer novas vítimas. Com a chegada dos veículos vamos conseguir alcançar locais onde a equipe não consegue atuar”, ressaltou a diretora.


Durante a cerimônia de entrega realizada nas dependências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras, deixou claro que os veículos irão começar a atuar de forma imediata. “As duas camionetes são ferramentas importantíssimas no combate à dengue. Elas irão aos bairros com maior índice de infestação do mosquito atuando especificamente nos horários do chamado “voo do mosquito”, que tem seu primeiro horário de 5h às 7h e o segundo de 17h às 19h. Os veículos já começaram a circular nesta quarta-feira, 26, no bairro Tropical”, enfatiza.


“É importante reforçar aos pais e/ou responsáveis que não deixe seu filho correr atrás do carro, evitando acidentes. Também peço aos moradores que abram as portas e janelas para que a fumaça entre em suas casas e elimine esse mosquito. É válido salientar que estamos buscando ações e recursos para combater a proliferação do mosquito, porém cada cidadão tem um papel importante na campanha. A principal missão da comunidade é trabalhar para eliminar focos do mosquito transmissor”, reforça o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen.

Vale ressaltar a população em geral que a medida ideal para a prevenção das doenças é evitar que o mosquito transmissor se reproduza. É preciso ter consciência de que não existem vacinas ou medicamentos capazes de evitar a contaminação dos moradores. Por isso, o que deve ser feito é eliminar os lugares que os mosquitos escolhem para depositar as larvas. A proliferação do Aedes aegypti é rápida. Então é necessário que todos colaborem.

O Deputado Federal Keniston Braga, também esteve presente na entrega dos veículos e parabenizou o prefeito e secretário de Saúde pela aquisição. “São ações como esta que a população de nossa cidade merece. A campanha será intensificada e os altos índices de dengue serão reduzidos, as equipes estão de parabéns por traçar e cumprir metas, garantindo o bom desenvolvimento da saúde da nossa cidade”.
É importante que a população abrace a causa e mantenha seu quintal limpo, eliminando água armazenada em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Lembre-se sempre de permitir o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.

Texto: Ítalo Almeida

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Parauapebas