Parauapebas teve uma tarde memorável nesta segunda-feira, 11. Em visita oficial, o governador do Pará, Helder Barbalho, o prefeito Darci Lermen e suas comitivas entregaram benefícios para a população.
Depois de inaugurar o prédio da Universidade Estadual do Pará (Uepa), foi assinada a Ordem de Serviço para a construção da segunda Usina da Paz no município, desta vez no Complexo VS10.
A obra será erguida em uma área cedida pela Prefeitura de Parauapebas em um prazo médio de um ano. A nova UsiPaz ofertará mais de 70 serviços gratuitos com ações integradas de secretarias estaduais e órgãos parceiros com atendimento médico, odontológico, psicológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, assistência social, treinamento de lideranças, capacitações e cursos profissionalizantes, além da prática de hidroginástica e natação para todas as idades.
Parauapebas será o primeiro município, fora da região metropolitana de Belém, a ter duas unidades do equipamento público. “A instalação da Usina da Paz no Tropical vem transformando a população daquela região. Investimentos como este nos fazem acreditar em uma cidade cada vez melhor. Eu estou muito feliz”, celebrou Darci Lermen, prefeito.
A agenda ainda contou com a entrega de benefícios para 508 famílias que participam do Programa Sua Casa no município. Luiz André Guedes, diretor – presidente da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), responsável pelo programa, explicou como funciona. “Ele é 100% gratuito. As famílias não precisam pagar nada nem pelo valor referente ao material, nem pelo custeio da mão de obra. A grande maioria utilizará o recurso para a construção da casa, para que possa sair do aluguel ou, às vezes, sair da casa de um familiar. Também é importante destacar que o programa é inclusivo, ou seja, aqui temos idosos, mães solo, pessoas com deficiência, autônomo e uma diversidade de gêneros”, ressalta Luiz André.
O governador do Pará, Helder Barbalho, também comemorou os investimentos no Sua Casa. “Só hoje, estamos fazendo a entrega de 4 milhões e meio de reais para estas famílias. Isso não é financiamento, cada família vai receber um crédito, em média, de 16 mil reais. Vai gerar renda e emprego no município!”
A família de Aniel Teodoro de Souza, um dos beneficiários do programa, enfatiza: “Está sendo muito gratificante. Eu nem tinha esperança de quando eu iria construir a minha casa, mas com essa ação, eu tenho só que agradecer”, conclui satisfeito.
Texto: Andréa Reis
Fotos: Quezia Ribeiro
Assessoria de Comunicação/PMP