Prefeitura disponibiliza site para a consulta pública do Igarapé Guanabara e população já pode enviar suas perguntas

publicado: 04/04/2023 16h46

Comunidade do entorno pode participar por meio de formulário online até o próximo dia 17 de abril; logo após, dia 18, ocorre a consulta de maneira presencial

Com o objetivo de ouvir as comunidades afetadas e conceder informações prévias sobre os projetos, a Prefeitura de Parauapebas iniciou na segunda-feira, 03, a consulta pública para a execução das obras de macrodrenagem e urbanismo, no entorno do Igarapé Guanabara. As intervenções serão executadas pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). A população da área já pode acessar o site específico da consulta, pelo endereço https://prosap.parauapebas.pa.gov.br/consulta-publica/ e enviar suas perguntas, dúvidas e sugestões a respeito dos projetos para a região.

As intervenções abrangem o trecho compreendido entre o Mercado Municipal (a partir da rua Araguaia) até a rua Santa Maria e contemplam os bairros Rio Verde e Nova Vida. As obras integram a segunda fase do Prosap no Igarapé Ilha do Coco, principal artéria fluvial urbana do Rio Parauapebas, e possuem o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Participação

Por meio de formulário específico, disponível no site da consulta pública, a comunidade poderá enviar suas dúvidas, sugestões, propostas e críticas a respeito dos projetos de intervenção na área do Igarapé Guanabara.

A participação de maneira online segue até o dia 17 de abril, e, logo no dia seguinte, 18 de abril, quando a comunidade afetada participa da consulta de forma presencial na Escola Carlos Drummond de Andrade, localizada na rua Santa Rita, esquina com a rua Sol Poente, a partir das 19 horas.

Obras

Na região do entorno do Igarapé Guanabara, estão previstas obras de macrodrenagem com a canalização em mais de 1,5 quilômetro e substituição de 10 pontes, além da construção de parque linear, praças, um centro comercial, pista de caminhada, ciclovia, academias ao ar livre, parques infantis, espaços para jogos de mesa e anfiteatros.

Acesse o site da Consulta Pública do Igarapé Guanabara aqui.

Texto: Nara Moura
Fotos: Ascom Prefeitura