Prefeitura debate atendimento aos indígenas

publicado: 05/09/2023 09h18

Acesso à Terra Indígena e consulta à comunidade está entre os assuntos discutidos em reunião com representantes do Governo Federal e indígenas.

Um evento realizado pelo Gabinete da Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio do Departamento de Relações Indígenas (DRI), debate políticas públicas relacionadas ao atendimento aos indígenas no município. Participam do evento representantes indígenas da região e do Governo Federal que debatem, entre outros assuntos, o acesso à terra indígena e consulta à comunidade.

Durante a abertura, que aconteceu nesta segunda-feira, 4, os participantes puderam conhecer mais sobre o DRI, suas funções, realizações e projetos. De acordo com o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá Tocantins (DSEI/GUATOC), Welton Suruí, Parauapebas é um exemplo de município onde se tem conseguido avançar nas conquistas em favor dos indígenas.

O líder indígena está visitando o município com o objetivo de trazer esclarecimentos a respeito da atuação do distrito sanitário, responsável pela saúde indígena promovida por meio do Governo Federal. Além do coordenador, a programação contou com a presença da representante da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Thaís Medeiros Araújo, que trouxe esclarecimentos a respeito de acesso à terra indígena.

A programação continua nesta terça-feira, 5, de 9hs às 12hs, no auditório do Ministério Público Estadual (MPE), quando a representante da Funai trará orientações sobre acesso à terra indígena para representantes de todas as secretarias do governo municipal.

Na quarta-feira, 6, o encerramento se dará em reunião com lideranças indígenas. “Trouxemos os representantes do Governo Federal para que apresentem, de forma clara e objetiva, as orientações e protocolos a respeito dos procedimentos necessários para lidar com as comunidades indígenas”, explicou Girlan Pereira, coordenador do DRI.

Parauapebas é um dos municípios do Brasil que mais investe no relacionamento com a comunidade indígena. Mais de dois mil indígenas recebem atendimento nas áreas da educação, saúde, saneamento, além de apoio cultural.

Texto e fotos: Francesco Costa