Prefeitura de Parauapebas vem trabalhando para melhorar a trafegabilidade e as vias urbanas da cidade

Equipes estão trabalhando na recuperação asfáltica das rodovias PA-160 e PA-275

publicado: 30/04/2024 13h54

A Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob) vem intensificando os trabalhos nas rodovias PA-160, com 18 km, e PA-275, tendo 10 km de recuperação asfáltica, que faz parte da campanha “Prefeitura nos Bairros”. Na manhã desta terça-feira, 30, homens levantaram os trechos mais críticos e as frentes de serviço revitalizaram as vias urbanas melhorando a trafegabilidade dos veículos e para os pedestres que passam todos os dias nos dois locais.

“Estamos trabalhando na PA-160 próximo ao Parque dos Ipês no tratamento de base e sub-base, fazer a reposição, pois o material fadigou. Vamos fazer o fresamento da área também. Estamos trabalhando, e quase concluindo, o trabalho na PA-160 próximo a MC até a Havan. Já fizemos o trecho completamente com recapeamento, tiramos os materiais saturados, fizemos a reposição de solos com brita, BGS e pedra de mão”, disse Davi Xavier, técnico de edificações responsável pela recuperação, contando com a observação do engenheiro Cristiano Augusto.

Em relação ao trecho da PA-275, a rotatória do supermercado era um dos pontos mais críticos. Uma frente de equipe fez a troca de solo e a reposição, tirando o material saturado e concluindo a parte primária. A equipe da Semob fez o acabamento asfáltico que vai se estender pelo lado oposto onde fica um posto de combustível. A rodovia Faruk Salmen também passou pela recuperação asfáltica.

“A prefeitura vendo essa situação, fez o contrato e estamos resolvendo essa situação. Pedimos aos moradores e aos condutores que tenham paciência. Sei que gera certos transtornos, mas a gente está resolvendo e os cidadãos estão vendo os serviços fluindo bem. Têm 30 dias que estamos com equipe efetiva na área e já estão vendo a diferença para fazer o melhor para Parauapebas”, conclui Davi.

As melhorias nas vias podem ser observadas para quem trafega pelos locais onde estão recebendo a recuperação asfáltica. É o caso do empresário Josivaldo dos Santos, que trabalha no ramo da alimentação e todos os dias tem que levar encomendas para os clientes. A revitalização das vias urbanas ajudou muito o comerciante, que agora tem mais facilidade para exercer seu trabalho.

“Vai ficar muito bom o asfalto. Vai ficar bem melhor desse jeito que estão fazendo. Benefícios da prefeitura para à população”, afirma Josivaldo, que estava levando encomenda e sentiu mais facilidade para trafegar com a recuperação asfáltica.

Texto: Fábio Relvas

Fotos: Orion Lima