A ação envolveu a Secretaria de Turismo (Semtur), a Secretaria Municipal de Mineração, energia, ciência e tecnologia (Semmect), o Sebrae e o Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Na tarde desta segunda-feira, 5, a Prefeitura de Parauapebas realizou uma visita técnica às áreas conhecidas como Garimpo das Pedras, com o objetivo de avaliar o potencial turístico da região e planejar ações voltadas à estruturação do turismo sustentável.
A comitiva foi composta por representantes da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Secretaria Municipal de Mineração, energia, ciência e tecnologia (Semmect), Gabinete do Prefeito, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e contou com a presença de representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB), vinculado ao Ministério de Minas e Energia.




Durante a visita, foram discutidas propostas para estruturar a área do garimpo de forma segura, organizada e acessível à visitação, respeitando as normas ambientais e de segurança. Também foram avaliadas alternativas para implantação de fontes de energia limpa no local, reforçando o compromisso da gestão municipal com práticas sustentáveis e com a valorização do patrimônio natural e histórico da região.
De acordo com os representantes das secretarias envolvidas, a ação integra um projeto estratégico de desenvolvimento do turismo, voltado à diversificação econômica e à consolidação do município como referência em turismo de base comunitária e turismo de natureza. “Estamos dialogando com os líderes locais para criar um projeto de desenvolvimento do turismo voltado especificamente para esta região, buscando estruturar a mina para visitação de forma segura e sustentável. A parceria com o Serviço Geológico do Brasil e com o Sebrae é fundamental para viabilizar estudos técnicos e captar recursos junto ao Ministério de Minas e Energia. Sabemos que o Garimpo das Pedras está localizado na região de Marabá e já estamos em diálogo com o município para formalizar uma cooperação institucional”, destacou a secretária municipal de Turismo, Francisângela Resende.




A diretora de Infraestrutura Geocientífica do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Sabrina Gois, ressaltou a importância de Parauapebas no cenário mineral brasileiro e destacou o interesse do órgão em fortalecer parcerias com o município. “Parauapebas está no centro da mineração do Brasil e em constante desenvolvimento. O Serviço Geológico do Brasil tem projetos importantes voltados à pesquisa mineral, educação geocientífica, gestão de recursos hídricos e mapeamento de riscos geológicos. Estamos trazendo novas propostas em parceria com o prefeito Aurélio Goiano, como a implantação de uma casa de lapidação para capacitar a população local, além do programa SGB Educa, que ensina às crianças sobre a geologia e os minérios da região. Também estamos estudando a criação de um geoparque, um sonho que compartilhamos com o município e que pode colocar Parauapebas em destaque no turismo científico e educativo”, afirmou Sabrina Gois.



O engenheiro eletricista da Semmect, Breno Barbosa Guedes Nunes, explicou que a visita teve como foco avaliar a infraestrutura local e identificar oportunidades para implantação de sistemas de energia renovável, visando garantir eficiência e sustentabilidade à região. “A Semmect participou da visita com equipes dos departamentos de Energia, Mineração e Tecnologia, realizando um levantamento técnico no Garimpo das Pedras, abrangendo a vila, a piscina e a área da cava, para avaliar as condições de atendimento com energias renováveis e propor um projeto de segurança para acesso à mina”, destacou o engenheiro.
Iniciativas como essa reafirmam o compromisso da Prefeitura de Parauapebas com o desenvolvimento econômico sustentável, a valorização das comunidades locais e a preservação do patrimônio natural, histórico e cultural do município.
Texto e fotos: Luciana Queiroz
Assessoria de Comunicação/PMP 2025