Prefeitura de Parauapebas realiza segunda audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana

publicado: 25/02/2022 15h36

A fim de apresentar à população, o Relatório de Prognósticos e Propostas, foi realizada na última quinta-feira, 24, a segunda audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) do município.

O estudo técnico aborda o prognóstico, estratégias e propostas para a melhoria da mobilidade urbana, o que inclui diversos elementos, dentre eles, o transporte de passageiros e cargas; e, ainda, modais ativos de locomoção, como por exemplo, o ciclismo e a caminhada dentro do perímetro urbano, contemplando também a zona rural no município.

De acordo com Taynara Souza, arquiteta e urbanista da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) e responsável técnica pela elaboração do PMU, o objetivo da audiência é tornar públicas as propostas para o progresso da mobilidade.

“A primeira audiência trouxe um diagnóstico, os pontos a serem melhorados, um panorama geral da nossa cidade, e agora temos as propostas. O objetivo é proporcionar um deslocamento seguro onde as pessoas se sintam à vontade para usufruir dos espaços públicos e coletivos, e estimulados a usarem o transporte público e as ciclovias”, explica.

A audiência contou com a presença de alguns representantes de cooperativas e associações de transportes públicos no plenarinho da Câmara Municipal, local onde ocorreu a live, e contribuíram com perguntas e sugestões. Uma delas foi a de Antônio Carlos de Carvalho, da Coopalmas; para ele, a criação de faixas exclusivas para veículos pesados vai melhorar o fluxo no trânsito. “O transporte pesado estraga vias e atrapalha o transporte público, que muitas vezes não consegue chegar ao horário certo nos pontos, porque as ruas estão interditadas. Com certeza vai ser uma melhoria muito boa para Parauapebas”, destaca.

Dentre os vários apontamentos feitos por internautas, os mais recorrentes foram em relação ao transporte público coletivo e ciclovias. Jadiel Souza sugeriu a proibição da circulação de veículos longos e pesados em horários de maior fluxo de trânsito, com a determinação de horários específicos à modalidade de transporte; já Cláudio Alexandre Souza acredita que “se o transporte público for muito bem elaborado, a população passará a utilizá-lo com muito mais frequência”; enquanto que Israel Nascimento questionou sobre melhorias na ciclovia de acesso à Palmares Sul.

A audiência ocorreu de forma on-line pelo Facebook da prefeitura, com tradução em Libras; e contou com a interação de centenas de pessoas e mais de 400 comentários, entre perguntas e sugestões. Os questionamentos que não puderam ser sanados no momento da transmissão, serão respondidos pela equipe técnica e disponibilizados no portal da prefeitura na internet.

O estudo para o PMU é realizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), e o plano está sendo desenvolvido pela Semsi.

Texto: Juliano Corrêa/Semsi

Fotos: Irisvelton Silva/Semsi