No próximo sábado, 25, das 8h às 17h, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde, realizará o Dia D da campanha de vacinação contra a influenza para grupos prioritários. A influenza, conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e pode variar de quadros leves a graves, podendo até levar a óbito.
O período de incubação do vírus influenza é geralmente de dois dias, variando entre um e quatro dias. Os sinais e os sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática até formas graves. Os quadros graves ocorrem com maior frequência em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção, lactantes no primeiro ano de vida e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.
É importantíssimo que a população compareça no Dia D de vacinação contra a influenza, pois a vacinação tem papel fundamental na prevenção da doença, protegendo não apenas o indivíduo vacinado, mas também contribuindo para a redução da transmissão e o controle da doença na comunidade. A participação de todos é essencial para garantir a proteção coletiva e a promoção da saúde pública. Não deixe de comparecer e garantir a sua imunização contra a gripe.
Grupos prioritários
Diversos grupos prioritários serão vacinados contra a influenza, sendo eles:
– crianças de 6 meses a menores de 6 anos; trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais da força de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Locais de vacinação
As vacinas estarão disponíveis em nove unidades de saúde do município, incluindo a UBS Liberdade 1, UBS Cidade Nova, UBS VS-10, UBS Nova Carajás, UBS Minérios, UBS Bento Torres, UBS Tropical, UBS Altamira e UBS Palmares Sul.
Assessoria de Comunicação | PMP