Encontro reuniu representantes da rede de proteção para alinhar medidas de acolhimento a crianças e adolescentes




No dia 9 de setembro de 2025, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou uma importante reunião para discutir a construção do fluxo de acolhimento do Serviço Família Acolhedora (SFA). O encontro aconteceu na Semas, localizada no bairro Cidade Nova.
Na pauta, foram apresentados dois pontos principais: a introdução do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e a construção coletiva do fluxo de atendimento. O objetivo foi alinhar e dar ciência ao Sistema de Garantia de Direitos sobre o processo de aplicação da medida de proteção, garantindo maior segurança e cuidado para crianças e adolescentes.
Como deliberações, ficou definido que serão realizadas pelo menos mais quatro reuniões, com a participação do Ministério Público e da Juíza da Vara da Infância, além da decisão inicial de que o fluxo será voltado para crianças e adolescentes institucionalizados, com prioridade para a primeira infância (0 a 6 anos) e grupos de irmãos.
Para a adjunta da Assistência Social, Vânia Rodrigues, o momento marca um passo essencial na proteção da infância em Parauapebas.
“Esse trabalho conjunto mostra o compromisso da Prefeitura e de toda a rede de proteção em garantir que nossas crianças e adolescentes tenham um cuidado especial, com oportunidades de crescer em um ambiente familiar e acolhedor”, destacou.
O encontro contou com a participação da consultora do SFA, Lucinaira Carvalho, do estado do Acre, além de representantes do Conselho Tutelar 1, 2 e 3, Delegacia Especializada da Criança e Adolescente (DEACA), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (COMDCAP), OAB, Coordenação da Proteção Social Básica, Creas, Coordenação da Gestão do Trabalho, Diretoria Técnica, equipe do SFA, Conselho Municipal de Assistência Social (COMASP), Acolhimento Esperança e a secretária adjunta Vânia Rodrigues.
Texto: Ana Freitas
Fotos: Comunicação Semas
Assessoria de Comunicação/PMP 2025