Prefeitura de Parauapebas participa de capacitação sobre CAR

O treinamento, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para servidores de sete municípios, tem foco na análise e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

publicado: 06/05/2025 14h31

Com o objetivo de fortalecer a autonomia dos municípios na regularização ambiental e acelerar o atendimento aos produtores rurais, Parauapebas sedia, entre os dias 5 e 8 de maio, uma capacitação técnica promovida pela Semas-PA. Os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Parauapebas (Semma) participam juntamente com servidores de outros seis municípios da região de Carajás.

O treinamento, realizado no Centro Universitário de Parauapebas (CEUP), aborda a análise e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), ferramenta essencial para o ordenamento territorial e o monitoramento ambiental no estado.

A formação, que integra o processo de municipalização do Cadastro no Pará, inclui módulos teóricos e práticos com foco em geoprocessamento, uso do sistema CAR e critérios técnicos de validação. O objetivo é qualificar ainda mais os técnicos locais, permitindo respostas mais rápidas e precisas aos produtores que dependem do CAR para acessar políticas públicas e viabilizar o licenciamento ambiental de suas propriedades.

“Atualmente, o Pará possui 73 municípios habilitados para realizar a análise e validação do documento. Com a descentralização, ampliamos nossa capacidade de regularizar áreas verdes e reforçamos o papel estratégico dos municípios na conservação da floresta”, destacou Assucena Lebre, técnica da Diretoria de Geotecnologias (DIGEO) da Semas-PA.

Para Carielle Ferro, coordenadora de Regularização Rural da Semma, a escolha de Parauapebas para a capacitação reforça a relevância da cidade no contexto da política ambiental paraense. “Emitimos o CAR desde 2019 e temos acumulado experiências valiosas. Esta troca com os municípios vizinhos amplia nosso repertório e fortalece nossa atuação. Ele é uma das principais ferramentas de controle ambiental da Amazônia, e aprimorar sua validação é estratégico tanto para os produtores quanto para a floresta”, afirmou.

Nivia Santos, secretária adjunta da Semma, também celebrou a realização do evento: “Estamos muito felizes em receber os técnicos da Semas e em proporcionar este momento de aprendizado coletivo, que beneficia não apenas Parauapebas, mas toda a região”.

Reportagem: Amparo Borges

Fotos: Carleno Santos

Assessoria de Comunicação/PMP 2025