Prefeitura de Parauapebas fortalece autonomia com curso de decoração natalina no CRAS Rio Verde

publicado: 01/12/2025 09h36

Mulheres transformam enfeites de Natal em oportunidade de renda e novas perspectivas com apoio da Semas

Entre os dias 24 e 28 de novembro, o Cras Rio Verde realizou um minicurso de Decoração Natalina, em parceria com o Programa de Inclusão Produtiva, da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A atividade foi conduzida pela educadora social Loyslene Carvalho e reuniu 10 mulheres, que aprenderam técnicas criativas, acessíveis e reutilizáveis para a confecção de enfeites de Natal.

Ao longo da semana, as participantes produziram peças decorativas e compartilharam experiências, fortalecendo vínculos e descobrindo novas possibilidades de geração de renda. A satisfação com o resultado foi unânime. “Excepcional, maravilhosa. Professora top da galáxia. Bem recebidas”, resumiu a aluna Sandra Regina, emocionada com o aprendizado e com o acolhimento recebido.

O Programa de Inclusão Produtiva tem como objetivo promover a qualificação social, estimular a autonomia e incentivar a inclusão de jovens, adultos e idosos na comunidade por meio do trabalho e do empreendedorismo. “O Cras Rio Verde reforça, mais uma vez, seu compromisso com os programas socioassistenciais que promovem autonomia e autoaperfeiçoamento”, destacou a gerente do Cras, Deidiane Carneiro.

A proposta da Prefeitura de Parauapebas e da Semas é mostrar que breves oportunidades podem abrir grandes caminhos. Como disse o secretário Neil Armstrong. “Cada curso, cada nova habilidade aprendida, é um passo importante para que essas mulheres conquistem mais independência e qualidade de vida.” Falou o secretário.

Texto: Ana Freitas

Fotos: arquivo Semas

Assessoria de Comunicação/PMP 2025