Programas como o PROERD seguem alinhados ao compromisso do município com a educação, a proteção social e a construção de uma cultura de paz

O Ginásio Poliesportivo Islander Sousa, no bairro Beira Rio foi palco para o encerramento das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência ( Proerd ). Animação e muita diversão marcaram o encerramento das atividades. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Polícia Militar — Comando de Policiamento Regional (CPR-14) e contou com a parceria direta do município para atender estudantes do 5º ano da rede pública.
Mais de 700 alunos das escolas municipais Joseane Salazar, Fernando Pessoa, Domingos Cardoso, Eunice Moreira e Doroty Stang participaram das atividades ao longo do curso, que teve como objetivo fortalecer valores, promover cidadania e orientar crianças sobre a importância de fazer escolhas seguras e responsáveis.
Diversas autoridades estiveram marcando presença no evento, como o prefeito Aurélio Goiano, a Secretária Municipal de Educação, Maura Paulino, o Comandante do CPR14, CEL David Sarah Lima e demais autoridades. Durante o evento, foram destacadas a dedicação dos instrutores do Proerd e o empenho das equipes pedagógicas das escolas participantes, que contribuíram para o engajamento dos alunos.
Para o Prefeito Aurélio Goiano a parceria com o Governo do Estado é fundamental para ampliar ações de prevenção e garantir que crianças e adolescentes tenham acesso ao conhecimento. “ Eu preciso parabenizar o Coronel David, a secretaria de educação e parabenizar todos vocês e dizer conte comigo ano que vem o Proerd vai formar muitas outras crianças e a gente vai com certeza formar muitos pais e mães de família e cidadãos que defendem algo que é certo”.
Para os estudantes, fica o ensinamento de que é preciso ficar longe das drogas e claro a saudade já é grande dos instrutores e colegas. “Eu aprendi a dizer não às drogas porque isso pode prejudicar a saúde, a ajudar o próximo a ter harmonia com o próximo, a amar o próximo a não usar as coisas erradas e ir pelo caminho bem”, destacou o estudante Samuel Henrique, aluno da escola municipal Dorothy Stang.
Já a aluna Yasmim Coutinho, estudante da escola Eunice Moreira, reforçou que vai sentir muita saudade de canta a música do Proerd. “Proerd é o programa, Proerd é a solução lutando contra as drogas, ensinando a dizer não”. A jovem deu uma palinha para nossa reportagem e reforçou também o que aprendeu: “Tenho que tratar as pessoas com respeito, com consideração e também dizer não às drogas que também fazem muito mal”.
O Comandante do CPR14, David Sarah Lima, reforçou a importância do programa: “O Proerd é um programa educacional de resistência às drogas e violência, da Polícia Militar dentro da escola, que conta com apoio da família para que a gente possa trazer em dez lições. Todo material necessário atualizado para aquilo que mais aflige, mais é atacada nos jovens com o oferecimento de drogas e bullying”.
“São alunos do quinto ano que participam durante o semestre de várias formações com os policiais militares. Principalmente demonstrando a importância de dizer não às drogas, mostrando para eles o caminho certo e dizer não para o caminho errado. Essa parceria funciona há muito tempo e nós só temos gratidão por todo esse trabalho que a Polícia Militar vem desenvolvendo nas nossas escolas”, afirmou a secretária municipal de Educação, Maura Paulino.
O Governo Municipal agradece o apoio da Polícia Militar do Pará e parabeniza todos os estudantes formandos, reafirmando a continuidade de políticas públicas integradas voltadas ao desenvolvimento e bem-estar das famílias de Parauapebas.









Texto: Marcelo Duarte
Fotos: Clemilson Xadrez
Assessoria de Comunicação / PMP 2025