Investimento fortalece a economia local, gera empregos e amplia a infraestrutura logística do município


A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), concedeu nesta terça-feira, 26, o alvará de construção para a empresa Projeto Ferro Sul da Ligga, que irá investir aproximadamente R$ 550 milhões em um novo empreendimento no município. O projeto contempla a interligação ferroviária com o ramal S11D, além da implantação de planta de beneficiamento e infraestrutura logística que darão suporte à expansão das operações da empresa.
O prefeito Aurélio Goiano destacou a relevância do investimento para o desenvolvimento econômico e social de Parauapebas:
“É motivo de alegria assinar a liberação de uma obra desse porte. A Ligga chega com um investimento de mais de 500 milhões de reais, que vai gerar emprego, renda e fortalecer o comércio local. Desde o início da gestão, nosso compromisso tem sido dar segurança jurídica e celeridade aos processos, para atrair empresas e diversificar a matriz econômica do município”, afirmou.
Segundo o secretário municipal de Urbanismo, Herlon Soares, a liberação foi possível graças ao trabalho técnico e célere da equipe da secretaria, em alinhamento com a determinação da gestão municipal.
“O prefeito nos orientou a dar prioridade a projetos que fomentem emprego e renda. A aprovação desse empreendimento foi conduzida com toda a responsabilidade técnica e dentro da legalidade, garantindo segurança tanto para o município quanto para a empresa”, explicou.
Representando o Projeto Ferro Sul da Ligga, o gerente geral de Operações, Jairo Leal, reforçou a importância da parceria com a prefeitura:
“Desde o primeiro contato, encontramos na gestão atual um ambiente favorável e comprometido com o desenvolvimento. Este investimento de R$ 550 milhões é um passo fundamental para expandir nossas atividades e gerar benefícios diretos e indiretos para a população de Parauapebas”, declarou.


Parauapebas, com mais esse passo rumo ao desenvolvimento, reforça o papel polo estratégico de atração de investimentos e diversificação econômica.
Texto: Ana Freitas
Assessoria de Comunicação/PMP 2025