Prefeitura de Parauapebas avança na garantia de moradia digna para a população

publicado: 17/07/2025 12h41

Gestão municipal fortalece políticas públicas de habitação com articulação em Brasília e investimentos em regularização fundiária

A gestão municipal de Parauapebas segue firme no compromisso de realizar o sonho da casa própria para centenas de famílias. Esta semana, o prefeito Aurélio Goiano esteve em Brasília, onde se reuniu com o ministro das Cidades, Jader Filho, para tratar diretamente sobre projetos habitacionais que beneficiam o município.

Entre as ações em andamento, está o lançamento de 500 novas unidades habitacionais, previsto ainda para o segundo semestre deste ano, ampliando o acesso à moradia para quem mais precisa.

Além disso, a Prefeitura está cobrando soluções imediatas para os problemas estruturais identificados nos apartamentos do Complexo Habitacional Alto Bonito, exigindo a responsabilização da construtora pelos danos elétricos, hidráulicos, sanitários e estruturais constatados. Também está sendo cobrada a entrega definitiva dos três blocos ainda desocupados.

Outro importante avanço é o andamento do processo Nº 1097270-32, junto ao Novo PAC – Cidades Sustentáveis e Resilientes, que busca o valor de R$ 3.543.581,25 para a Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (REURB-S) dos núcleos Casas Populares I e II, beneficiando dezenas de famílias com segurança jurídica e dignidade. O processo já se encontra em fase final de análise pela Caixa Econômica Federal.

 “A moradia digna é uma prioridade da nossa gestão. Estamos lutando em todas as frentes — seja na construção de novas unidades ou na garantia de qualidade e regularização para quem já mora. Nosso povo merece segurança, respeito e dignidade”, destacou o prefeito Aurélio Goiano.

“Essa etapa do Novo PAC é fundamental para avançarmos na regularização fundiária. Com esse recurso, vamos garantir não apenas documentos, mas o direito real de propriedade para muitas famílias que aguardam há anos por esse reconhecimento”, reforçou o secretário de Habitação, Wilson Araújo.

Com planejamento, articulação e responsabilidade, a Prefeitura de Parauapebas continua construindo caminhos concretos para transformar o direito à moradia em realidade.

Texto: Hilda Barros
Assessoria de Comunicação/PMP 2025