
A rotina das equipes que realizam a coleta de lixo urbano começa bem cedo. Neste sábado, 24, mais dez caminhões basculantes novinhos entraram em operação. E, para garantir uma coleta eficiente, é preciso ter um bom planejamento. Fernando Napoleão Silva Noronha, um dos responsáveis pelo setor na Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), conta como é a rotina dos serviços.


“Parauapebas é dividido em trinta e oito setores de coleta domiciliar. Dez setores são atendidos em dias ímpares (durante o dia), outros dez em dias pares (também durante o dia), e os demais dez setores são atendidos à noite — sendo cinco deles diariamente e os outros cinco em dias alternados”, explica Napoleão.
Os serviços incluem, além do lixo ensacado descartado pela população, a remoção de resíduos em pontos estratégicos da cidade. “Nós fazemos coletas em praças, feiras, mercados, escolas e hospitais. Tudo isso faz parte do universo da coleta domiciliar”, comenta Noronha.




Para que o trabalho ocorra sem riscos para os trabalhadores e não deixe resíduos nas ruas, a secretaria também atua com ações de educação urbana junto à comunidade.
“Além de a prefeitura estar aumentando a frota de caminhões, a equipe de educação urbana atua diretamente com a população, pedindo o apoio para que respeite os dias da coleta domiciliar e acondicione corretamente os resíduos, evitando acidentes com os trabalhadores e o espalhamento de lixo nas vias públicas”, destaca Daniel Paixão Barros, coordenador do setor na secretaria.


Adail Garreto Rodrigues Franco, um dos motoristas da nova frota, afirmou que os novos caminhões vão atender muito bem Parauapebas.

“Essa melhoria vai facilitar o nosso trabalho, porque é um equipamento novo. A gente consegue ter mais agilidade e praticidade tanto na hora de carregar, bascular, descarregar, como no deslocamento até o aterro sanitário. Isso facilita a vida da gente — tanto dos motoristas quanto dos garis, que trabalham muito por nossa querida Parauapebas.” Ele também ressaltou: “A prefeitura está com um projeto de educação ambiental para que todas as pessoas possam descartar o seu lixo no local certo, em sacola adequada, para que possamos coletar da melhor maneira possível”, finalizou Franco.



Reportagem: Deca Reis
Fotos: Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação PMP/2025