Prefeitura cria Comissão Especial de Acompanhamento e Intervenção na Saúde

publicado: 23/05/2023 19h18

A Comissão tem por objetivo analisar e otimizar os serviços públicos prestados pelo SUS no prazo máximo de 30 dias.

Publicado na última sexta-feira, 19, o Decreto Nº 533/2023 cria a Comissão Especial de Acompanhamento e Intervenção Administrativa na Secretaria de Saúde no prazo de 30 dias, passível de renovação, que vai manter os serviços essenciais no Hospital Geral de Parauapebas, Unidade de Pronto-Atendimento e demais setores garantindo os direitos da população.

Alex Ohana, coordenador da Comissão e representante do gabinete do prefeito Darci Lermen e João Trindade, explica como vai funcionar os atendimentos por meio do SUS nesta etapa. “Os nossos atendimentos de saúde para população vão continuar normalmente. Nós estamos buscando a melhor forma de condução dos trabalhos em função da decisão judicial. Vamos avaliar toda organização estrutural da saúde, e da prefeitura como um todo, para que não haja nenhum impacto relevante no atendimento dos nossos munícipes”, enfatiza.

A Comissão também é formada por representantes das secretarias de saúde e administrativa, e do Conselho Municipal de Saúde. A coordenadora das Unidades Básicas de Saúde na zona urbana, Ana Lucia Nogueira explica: “Tivemos uma reunião com a Comissão Técnica que está na direção da Secretaria de Saúde no momento. Eles esclareceram sobre a necessidade em reduzir o custo na saúde e, principalmente nesse momento, em relação a quantitativa de pessoal. A orientação é que avaliássemos os nossos serviços da melhor maneira possível para identificar onde podemos diminuir o orçamento”.

Edna Moia Caldeira, psicóloga do Centro Especializado de Reabilitação da saúde, afirma que: “Nós teremos a oportunidade de analisar com toda cautela a situação no município. Nós temos a necessidade de redução de custos, mas ao mesmo tempo a gente preserve o direito das pessoas que necessitam dos nossos serviços. Nós estamos empenhados para que todos os cuidados básicos possam ser respeitados. Os serviços vão continuar com qualidade”.

O gerente da UBS Cidade Nova, Willian Santos, diz que o trabalho vai otimizar o atendimento. “A ideia é melhorar alguns fluxos de trabalho que já existem dentro da secretaria para fazer com que o serviço flua e mantenha a qualidade no atendimento à população”, conclui.

Membros da Comissão:
Teobaldo Moreira Correia Neto – Semad