Prefeitura conscientiza gestantes sobre a importância do acompanhante

publicado: 17/04/2023 11h42

Lei do Acompanhante completa 18 anos de existência e Secretaria de Saúde celebra com campanhas de conscientização

A Prefeitura de Parauapebas, em parceria com Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), intensifica ações voltadas ao parto humanizado e conscientiza gestantes sobre a importância do acompanhante. Em alusão ao Dia do Acompanhante, comemorado dia 17 de abril, durante todo este mês, as campanhas de conscientização sobre a Lei do Acompanhante estão sendo amplamente divulgadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Um passo importante para a garantia dos direitos da mulher gestante

A Lei Federal n° 11.108/2005, mais conhecida como a Lei do Acompanhante, determina que os serviços de saúde do SUS, da rede própria ou conveniada, são obrigados a permitir à gestante o direito a acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto. A Lei determina ainda que este acompanhante seja indicado pela gestante, podendo ser o pai do bebê, o parceiro atual, a mãe, um(a) amigo(a) ou outra pessoa de sua escolha. Se ela preferir, também pode optar por não ter acompanhante.

De acordo com Lorene Lisboa, supervisora da rede materna infantil de Parauapebas, a lei veio ao encontro de uma necessidade real, que é a garantia de que está mulher tenha ao seu lado alguém de sua confiança. “Seja esposo, mãe, irmã, ou qualquer outra pessoa da confiança desta gestante, isso trará para ela, neste momento tão importante, a confiança de que tem alguém ali, que a ama e que fará de tudo para garantir que tudo ocorra bem”, finalizou a enfermeira.

Segundo o secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras, toda lei que venha ao encontro da necessidade humana como garantia da manutenção da saúde, é bem-vinda. “18 anos já se passaram desde que a lei foi instituída e isso, sem sombra de dúvidas, fez e continuará fazendo muita diferença na vida destas mamães. Sou pai e sei o quanto estar ali durante o parto faz diferença. Desde o aumento de confiança da gestante até ao abraço pós parto. Então eu fico muito feliz em saber que em nossa rede de saúde essa lei é levada a sério”, destaca o gestor.

Os direitos que a mulher possui durante todas as fases da gravidez, gestação, parto e pós parto precisam ser conhecidos para que ela possa exigir o cumprimento deles e ter uma experiência positiva.

Prefeitura de Parauapebas